Benefícios do Ômega 3

1.188

Publicada 30 de Novembro, 2015 às 10:16

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Estamos na era saudável, apesar de ser difícil resistir a um junk food ou uma lasanha quentinha da mãe, as pessoas tem procurado métodos para serem mais saudáveis e cuidar mais de sua saúde. 

Nessa onda de bem estar e proteção do corpo, vários elementos passam a fazer parte dos cuidados e alguns são importantes para o corpo, assim como consumir água ou proteínas. 

Um desses elementos é o Ômega 3, que é um tipo de gordura, conhecido como ácido graxo essencial, uma vez que é essencial para a manutenção e promoção da saúde. 

O corpo humano não é capaz de produzir ômega 3, tendo que obtê-lo através da alimentação. Um grande número de pesquisas vem demonstrando os benefícios do ômega 3 para o coração e todo o sistema circulatório. Os quais incluem: 

Atividade anti-inflamatória; Atividade antitrombos (entupimento dos vasos sanguíneos); Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos e redução da pressão arterial.

Os benefícios do ômega 3 estendem-se para a redução do risco de desenvolver diversas doenças, incluindo:

Diabetes; Acidente vascular cerebral (derrame); Artrite reumatóide; Asma; Síndromes inflamatórias intestinais (colites); Alguns tipos de câncer; Declínio mental.

Alguns estudos também indicam que o ômega 3 traz benefícios para o humor, o aprendizado e para o sistema imunológico.

As melhores fontes de ômega 3 são os peixes e algumas espécies possuem maior quantidade, os quais são:

CAVALA, ARENQUE, SARDINHA, SALMÃO, ATUM, BACALHAU

Outras importantes fontes de ômega 3:

Semente de linhaça; Castanhas e nozes; Óleos vegetais (azeite, óleo de soja, canola); Vegetais de folhas verdes escuro.

Quanto consumir?

Recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 porções de peixe por semana, mas se for possível incluir outras fontes de ômega 3 maiores serão os benefícios.

O que evitar?

Os peixes devem ser assados, cozidos ou grelhados. Não se deve fritá-los, pois este processo destrói para do ômega 3, além de ser mais saudável.

Atenção: Atualmente ômega 3 é largamente comercializado nas farmácias na sua forma concentrada em cápsulas, algo que ainda não foi avaliado pela ciência. Portanto, há não ser que seja prescrito por um especialista (um nutricionista) o consumo deste suplemento não é recomendado.

Fonte: Revista Guia

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Revista Guia