Comunidade de Missal se mobiliza contra o fechamento de escolas

2.618

Publicada 06 de Outubro, 2015 às 10:48

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

As comunidades de São Pedro e Vista Alegre realizaram na última quinta-feira (01), uma reunião para debater sobre a possibilidade de fechamento das escolas estaduais do campo Santos Dumont e Aurélio Piloto, situadas no município de Missal. Durante encontro estudantes, pais e educadores se posicionaram de forma unânime contra o fechamento dos estabelecimentos de ensino, medida proposta pelo Governo do Estado e inicialmente defendida pelo Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu (NRE).

O debate foi intenso e durou quase três horas. Alunos, pais e educadores defenderam o direito garantido na legislação para que crianças e adolescentes possam estudar próximo de casa. Além da comunidade escolar de São Pedro e Vista Alegre, a reunião contou com a presença do prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, da secretária municipal de Educação, Ivanda Maria Heck, da chefe do NRE, Ivone Muller e das dirigentes da APP-Sindicato/Foz, Cátia Ronsani Castro, Loreni Groth e Tanea Costa.

Segundo a APP-Sindicato, o encerramento de turmas e o fechamento de escolas são medidas que estão sendo adotadas pelo Governo Estadual. Como efeito, turmas superlotadas comprometem a qualidade do ensino, prejudicando alunos e educadores. Já a transferência de alunos pela exclusão de escolas  desrespeita o direito dos estudantes de frequentarem  instituições próximas aos seus locais de moradia.

"As manifestações de pais e alunos das comunidades durante a reunião vão de encontro ao que defendemos. Não se pode fechar as escolas de campo ? e nenhuma outra ? pois é justo que as populações rurais possam ter o filhos perto de casa, levando a vida simples e tranquila e que a esses colégios e as políticas públicas possam contribuir para que os filhos dos trabalhadores rurais permaneçam no campo", explica Tanea Costa, diretora de finanças da APP-Sindicato/Foz.

O resultado do encontro que definiu pela manutenção das escolas de São Pedro e Vista Alegre será formalizado pelo NRE de Foz do Iguaçu à Secretaria Estadual de Educação (Seed). Considerando o compromisso firmado recentemente pela Seed de discutir o fechamento de escolas caso a caso, a comunidade de Missal espera que o governo respeite a vontade da população.

As informações são da APP-Sindicato/Foz

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal