Empresário é preso e servidores são afastados por problemas na Saúde em São Miguel do Iguaçu

Denúncias envolvem suposto esquema em São Miguel do Iguaçu (PR). Em ação do Gaeco foram recolhidos documentos na prefeitura e empresas.

8.431

Publicada 23 de Junho, 2015 às 13:58

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Servidores municipais de São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná, foram afastados das funções e um empresário foi preso depois de deflagrada uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na manhã desta terça-feira (23). O Ministério Público do Paraná (MP-PR) investiga denúncias de supostas irregularidades na Saúde Pública. Entre elas estão a de cobrança por exames que deveria ser fornecidos de graça pelo município.

Durante toda a manhã foram recolhidos documentos na prefeitura, na Secretaria de Saúde e em empresas da cidade. Oito servidores públicos estão sendo investigadas. Além deles, um empresário que presta serviços de saúde ao município é suspeito de usurpação de função pública. Ele se apresentou na delegacia de São Miguel do Iguaçu no fim da manhã desta terça e depois de ouvido deve ser transferido para Foz do Iguaçu, também no oeste, ainda nesta tarde.

"Desde o início do procedimento observamos uma ingerência externa de pessoas que não tinham qualquer vínculo com a administração pública municipal e que vinham agindo como se fossem servidores, exigindo documentos, ordenando e até proibindo determinadas condutas de servidores sob pena de aplicação de sanções disciplinares", comentou o promotor Heric Stilben.

Ainda conforme o MP, foram 18 fatos denunciados. "Agora, os documentos apreendidos vão ajudar na construção de uma prova maior dos crimes para que ao final, se for o caso, possamos pedir a condenação dos envolvidos", completou sem informar, por enquanto, qual o volume do prejuízo causado aos cofres públicos. Os envolvidos devem responder por formação de quadrilha, abuso de autoridade, falsidade ideológica e denunciação caluniosa.

Uma ação civil pública que será apresentada à tarde pelo MP deve investigar outros suspeitos envolvidos nas irregularidades.

Fonte: G1

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | São Miguel do Iguaçu