Medianeira: 70% das ocorrências atendidas pela PM são de perturbação de sossego ou violência doméstica

1.669

Publicada 03 de Outubro, 2014 às 17:53

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Em entrevista ao Guia Medianeira, o 1º Tenente Volmir da Silva falou sobre as ocorrências atendidas pela Polícia Militar de Medianeira.

O diagnóstico da segurança pública tem mostrado que houve um aumento não apenas da violência e criminalidade, mas também das ocorrências ditas "não criminais", como desordens, discussões, rixas, perturbação de sossego, trânsito, etc. Fato esse que leva muitos a taxar a Polícia Militar como ineficiente e eficaz na promoção da segurança pública e paz social.

"Ligar para o 190 da Polícia Militar se tornou muito fácil, hoje quase todo mundo tem um celular, quando não dois. A gratuidade da ligação colabora para o fácil acesso da população a esse serviço", comenta o Tenente da PM. Por um lado, essa facilidade é um grande aliado da população e da polícia no combate ao crime, porém, existe um lado negativo disso tudo. 

As pessoas acabam ligando para o 190 para informar ocorrências muitas vezes infundadas, ou que não seriam de competência da PM, como por exemplo, em casos onde se faz necessário apenas a presença do Conselho Tutelar ou Assistente Social, mas que acabam sendo atendidas por alguma equipe policial, pois as pessoas não têm acesso fácil a esses outros órgãos.

Outra situação corriqueira é o atendimento das ocorrências de perturbação de sossego e som alto. "Se as pessoas respeitassem mais o direito do seu vizinho, escutando seu som com volume moderado, a PM não precisaria se deslocar até o local da perturbação, uma ou duas vezes até que a situação se resolva, que em muitos casos, acaba com o encaminhamento dos responsáveis até a Delegacia, fazendo com que as viaturas e equipes policiais não possam atender a outra ocorrência, talvez de natureza mais grave ou urgente, e até mesmo prevenir a ação de marginais, pois quanto menos viaturas patrulhando, maior a liberdade dos bandidos para cometer assaltos, furtos e outros crimes", ressalta Volmir.

O que fica para a população é o alerta/orientação de que faça o uso consciente do 190, avaliando a situação antes de acionar a Polícia Militar. "A população deve sim ligar para a Polícia Militar, porém deve ter a consciência de que uma comunicação infundada ou desnecessária pode prejudicar em muito o trabalho da PM na prevenção da criminalidade e no atendimento de ocorrências de natureza mais grave ou urgente", finaliza o 1º Tenente Volmir da Silva.

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira