Agosto Azul: Medianeira convoca homens a cuidar da saúde

1.708

Publicada 20 de Agosto, 2014 às 17:32

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Com o propósito de incentivar os homens a darem mais atenção à sua saúde, Medianeira aderiu à campanha Agosto Azul, instituída no Paraná através da Lei Estadual 17.099, de março de 2012. Entre os dias 26 a 28 de agosto o NIS III abrirá exclusivamente para os homens das 18 horas às 21h30 para a realização de exames: teste rápido de HIV, sífilis e hepatites virais; verificação de pressão e diabetes; vacinação; e orientações gerais. Já as unidades de saúde vão dedicar atenção especial para as ações de prevenção e promoção da Saúde do Homem, no dia 27.

A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO

Exames simples como testes para diabetes, hipertensão, AIDS e hepatites estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar doenças ainda em seus estágios primários. O problema é que os homens demoram para procurar o serviço de saúde e quando o fazem, na maioria das vezes, é porque a doença já se manifestou de forma severa.

Estatísticas mostram que, no Brasil, a cada cinco mortes de adultos com idade entre 18 e 30 anos, quatro são de homens. A predominância dos homens nessa estatística deve-se a dois fatores principais: violência e pouca atenção à saúde.

No Paraná, os homens vivem em média seis anos menos que as mulheres (71,6 anos os homens e 77,9 anos as mulheres). Em 2010, as causas externas foram responsáveis por 41% das mortes de homens adultos no Paraná. Mas, a segunda causa de morte mais frequente está relacionada às doenças cardiovasculares (infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, hipertensão, diabetes), seguidas das diferentes formas de câncer.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira