Polícia Federal deflagra 'Operação Cavalo de Fogo' e cumpre mandados de prisão na fronteira

As cidades paranaenses onde a operação está sendo realizada são Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Guaíra e Maringá. O nome da operação faz alusão a um veículo carregado com armas de fogo

5.171

Publicada 03 de Abril, 2014 às 08:34

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Foz do Iguaçu/PR - Na manhã de hoje (03/04/2014) a Polícia Federal deflagrou a Operação "Cavalo de Fogo", a qual tem por objetivo desarticular organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas.

A investigação foi iniciada pela Delegacia de Polícia Federal em Maringá/PR, sendo que após a constatação de que os criminosos atuavam com maior ênfase nesta região de fronteira, houve declinação da competência em favor da Justiça Federal local, sendo a investigação transferida para a Delegacia de Polícia Federal de Foz do Iguaçu/PR.

Ao longo de pouco mais de 02 (dois) anos de investigação foram efetuadas 55 (cinquenta) apreensões, a maioria de entorpecente oriundo do Paraguai. Foram apreendidos aproximadamente 37.000 kg de maconha, 1.300 kg de cocaína, 560 kg de crack, 03 (três) fuzis, 12 (doze) pistolas de calibre de uso restrito, 56 (cinquenta e seis) veículos e R$ 450.000,00 (quatrocentos e cinquenta mil reais), em espécie, que seriam utilizados no pagamento de droga. Além disso, 84 (oitenta e quatro) indivíduos foram presos em flagrante.

As drogas apreendidas, fornecidas por narcotraficantes paraguaios, ingressavam no Brasil, nesta região de fronteira, por meio de embarcações, pelo Lago de Itaipu e tinham como destino os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco.  

Com a investigação focada na própria organização criminosa foi possível apurar a forma pela qual ela operava, identificando seus integrantes, descobrindo quais deles ocupavam posição de maior relevância e poder de comando, o que oportunizará o total desmantelamento desse grupo voltado para o crime.

A Policia Federal cumprirá 72 (setenta e dois) Mandados de Prisão e 46 (quarenta e seis) Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela 5ª Vara Federal de Foz do Iguaçu/PR. As buscas estão sendo cumpridas simultaneamente em Foz do Iguaçu/PR, Santa Terezinha de Itaipu/PR, Guaíra/PR, Maringá/PR, São Paulo/SP, Limeira/SP, Vitória/ES e Poços de Caldas/MG.

Coletiva com a imprensa ocorrerá às 10:30hs, no Auditório da Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu, na Avenida Paraná, 3470 ? Jardim Polo Centro. 

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano