Baratas, escorpiões e ratos são achados em hospital de Cascavel

Documento relata a presença de disseminadores de infecção hospitalar; direção nega irregularidades

3.697

Publicada 02 de Abril, 2014 às 10:38

Compartilhar:

Comunicados internos do Hospital Universitário de Cascavel, no Oeste do Paraná, revelam falhas graves na higiene na unidade. Há relatos da presença de baratas, escorpiões e ratos em setores onde pacientes recebem tratamento médico.

Em um trecho de um dos ofícios enviados por enfermeiros à direção do hospital, uma funcionária do Huop faz o seguinte relato: "(...) um outro agravante vem sendo observado internamente, como baratas, formigas, escorpiões e ratos, todos disseminadores de infecção hospitalar. Dentre estes, as formigas acabam por ganhar espaço importante em todas as unidades deste hospital".

No dia 27 de março de 2014, uma enfermeira tentou advertir a direção sobre a dedetização do hospital, que estava atrasada. No comunicado, ela diz que formigas foram encontradas na boca, nos olhos e em feridas de pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Além das condições de higiene, a falta de profissionais também aparece nas reclamações. Em outro documento, o Conselho Regional de Enfermagem questiona a sobrecarga da equipe de enfermagem na unidade de cuidados intermediários, onde uma técnica cuidava de 10 recém-nascidos em outubro de 2013. "O ideal seria que um técnico atendesse dois bebês, para que pudesse ter a segurança do atendimento", diz o técnico em enfermagem Marcelo Oliveira, que também é um dos líderes da greve dos funcionários da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, que começou no dia 18 de março.

Ontem (1º), os grevistas do Huop foram até a Câmara de Vereadores de Cascavel e falaram das situações de higiene e de falta de funcionários. Eles saíram do plenário com o apoio de vereadores ao movimento grevista, que reivindica melhores condições de trabalho e de salários.

A assessoria do Huop nega a existência de pacientes nas situações descritas na reportagem e informou que uma reunião foi marcada para a manhã desta quarta-feira (2) para discutir a abertura de um processo administrativo que poderá identificar possíveis irregularidades. 

Do G1 PR, com informações da RPC TV Cascavel

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo