Eleição da nova mesa diretiva da Câmara de Vereadores de Medianeira teve discussões acaloradas

A Chapa 1, que conta com Pedro Sefrin na presidência, foi eleita para o biênio 2015/2016

4.180

Publicada 1º de Abril, 2014 às 11:33

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Medianeira realizada na manhã de hoje (1) contou com lotação máxima no plenário. Mas, vale ressaltar que a plateia era formada em sua imensa maioria por alunos do Colégio Estadual João Manoel Mondrone que participaram atentamente da sessão. A iniciativa dos professores, de levarem os alunos a conhecerem e participarem do processo legislativo é louvável e merece ser aplaudida, uma vez que a própria população, na maioria das vezes, não acompanha o que os vereadores eleitos pelo povo estão fazendo. 

A sessão ocorreu tranquilamente no que se refere à aprovação de projetos, preposições, leituras e aprovações de requerimentos, porém, a eleição para a escolha da nova mesa diretiva da Casa de Leis, para o biênio 2015/2016 teve ânimos alterados e bastante troca de 'farpas' entre os vereadores. O foco principal foram as acusações de ambas as chapas de uma suposta 'traição' de dois dos edis, que acabaram sendo alvo de acusações e de defesas inflamadas. 

Vale explicar que a discussão teve início na sessão anterior, com pedido de mudança de chapa por parte do vereador Nelson de Bona. Ele compunha a Chapa 1, mas pediu para sair e mudou para a Chapa 2, e foi duramente criticado pelos ex-companheiros. Hoje, antes do início da votação, a Chapa 1 foi recomposta. A Chapa 2 tentou uma recomposição, mas o pedido foi negado pela maioria (5 votos contrários).  

As duas chapas foram então compostas da seguinte forma:

Chapa 1: presidente, Pedro Sefrin; vice-presidente, Vitalino José Saratti; 2° vice-presidente, Jean Bogoni; secretário, Valdecir Fernandes e 2° secretário, Nelson de Oliveira.

Chapa 2: presidente, Nelson de Bona; vice-presidente, Romy Mazzarella; 2° vice-presidente, Lucy Andreola; secretário, Pedro Sefrin e 2° secretário, José Valdir Linhar.

Os votos foram abertos e nominais. Jean Bogoni, votou na chapa 1; José Valdir Linhar votou na chapa 2; Lucy Andreola, na chapa 2; Nelson de Oliveira na chapa 1; Nelson de Bona, votou na chapa 2; Pedro Sefrin, votou na chapa 1; Romy Mazzarella, votou na chapa 2; Valdecir Fernandes escolheu a chapa 1 e Vitalino Saratti, também a chapa 1. 

Farpas

As vereadoras Lucy Andreola e Romy Mazzarella usaram a tribuna para se manifestarem em relação ao que intitularam como "falta de caráter" de alguns colegas da Casa. "Com o que ocorreu aqui hoje é possível que vocês vejam que conchavos e negociatas ocorrem sim na política, e eles começam aqui, no nosso município", disse Lucy. 

Bastante emocionada, Romy intitulou o ocorrido como "um circo". "É uma ganância pelo poder, e por isso existem esses acertos. A pessoa vai na sua casa, acerta com você e depois na hora muda de lado", explanou. ?Corrupção, safadeza, ladroagem e que começam pela nossa Casa?, acrescentou. 

Jean Bogoni e Pedro Sefrin também usaram a tribuna e se manifestaram em relação aos seus posicionamentos. Bogoni falou diretamente com os alunos e afirmou que "até na escola acontece o mesmo que na Câmara". "Se você não cultiva amizades no colégio, você não será escolhido para participar dos grupos de atividades, é a mesma coisa aqui", destacou. "Quem sempre planta o bem, colhe o bem e quem planta o mal, colhe o mal. É isso que está acontecendo aqui hoje", enfatizou.

Sefrin, que foi apontado pelos integrantes como 'desertor' da Chapa 2, se defendeu contando que "pensou e orou muito para tomar sua decisão". "Eu manifestei informalmente uma vontade de apoiar a Chapa 2. Mas, a minha decisão acabou mudada, pois fui convencido. Então, peço desculpas por não poder cumprir com a intenção que manifestei de início, mas não passei ninguém para trás".

Como o resultado da eleição, que foi de cinco votos para a Chapa 1 e quatro para a 2, a partir do próximo ano, Pedro Sefrin será o novo presidente da Câmara. 

Ainda na sessão, José Valdir Linhar, que era até o momento o líder do prefeito na Câmara, solicitou verbalmente sua renúncia como representante do Executivo. "Diante das circunstâncias eu renuncio a liderança do prefeito nesta Casa. Gostaria que constasse em Ata", disse. "A partir de agora, o prefeito e o novo presidente podem escolher um novo líder".

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira