Dia Internacional da Mulher: reconhecimento além de flores e chocolates

Data celebra as mulheres, mas deve ser um dia de reflexão sobre o papel feminino no mercado de trabalho e na sociedade

9.501

Publicada 07 de Março, 2014 às 19:28

Compartilhar:

No dia 8 de março as atenções são voltadas às mulheres. Afinal a data é de celebração do "Dia Internacional da Mulher", instituído em 1975 pela ONU (Organização das Nações Unidas). 

Mas, mais do que apenas comemorar, o dia deve ser de reflexão sobre o papel feminino no mercado de trabalho e na sociedade. Desde o fatídico dia 8 de março de 1857, quando 130 mulheres operárias morreram queimadas dentro de uma fábrica nos Estados Unidos, simplesmente porque lutavam por melhores condições de trabalho e igualdade com os homens, as mulheres obtiveram muitas conquistas, mas ainda assim, grande parte de seu trabalho não é valorizado. 

Ser mulher é ter jornada tripla como mãe, com os cuidados com a casa e ainda trabalhar fora, sendo que em grande parte das famílias são elas que garantem o sustento. Ser mulher é dar conta de pelo menos três atividades ao mesmo tempo. É ter talento e desempenhar tão bem, ou melhor, que os homens atividades consideradas ?machistas?. 

Sim, ainda falta muito para o reconhecimento merecido, mas é preciso também destacar tudo que as mulheres já conquistaram: o direito ao voto, o direito ao trabalho, o direito de ter liberdade de escolha. E, pode-se ter certeza, não tem como parar por aqui.

E para homenagear as muitas mulheres guerreiras e merecedoras de aplausos, o Guia Medianeira fez uma seleção de imagens, com fotos de mulheres medianeirense, em seus postos de trabalho, no comércio, nas empresas. Gostaríamos de poder destacar uma foto de cada mulher de nossa cidade, mas infelizmente o espaço não permite e seria uma missão 'quase impossível'. Mas, nós tentamos e gostaríamos, que ilustres ou desconhecidas do grande público, que cada mulher que se vir ou que veja uma amiga, uma irmã, uma mãe nas fotos, se sinta homenageada. 

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira