Jovens de Medianeira são vítimas de calúnia e difamação na internet

"Faço questão inclusive de olhar na cara dessa pessoa e perguntar o porquê de ela me envolver nisso"

12.272

Publicada 06 de Novembro, 2013 às 16:12

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Sabe aquele comentário inocente, ou nem tanto, que ataca a honra de uma pessoa nas redes sociais? Ou então a postagem de imagens com conteúdo sexual, insinuações que caluniam e difamam as pessoas? Isso tudo é classificado como difamação e calúnia na web, considerados crimes graves contra a honra e devem ser denunciados imediatamente. Agora você pode estar pensando que nunca vai acontecer com você, afinal, você não tem inimigos, é uma pessoa de boa índole, querido e bem quisto por todos. Ledo engano. 

A medianeirense Leandra Ribeiro, a Lia como é conhecida, é uma jovem bonita, inteligente, carismática e que cuida da vida dela. "Eu trabalho desde os 14 anos, tenho uma filha que sustento com a ajuda do pai dela, tenho meu trabalho, minha vida e não devo nada a ninguém", afirma. 

Mesmo com toda essa tranquilidade e qualidades, ela foi vítima da maldade de alguma pessoa ainda não identificada, que se escondeu atrás de um perfil falso no Facebook para denegrir, difamar e caluniá-la. "Copiaram a melhor foto do meu perfil e postaram me caluniando, dizendo entre outras coisas que eu seria prostituta de luxo", conta. "Não dá para entender o tamanho da bestialidade de uma pessoa como essa que tentou me prejudicar, mas que não conseguiu".

Lia tomou conhecimento da postagem na rede social na tarde de ontem (5), e claro, no primeiro momento ficou muito abalada e conta que chorou por causa da situação. "A primeira coisa que pensei foi no meu emprego, de ser prejudicada por uma mentira", relata. "Mas recebi apoio da minha chefe e de todas as pessoas que me conhecem, hoje mais calma, estou tranquila em saber que o meu caráter prevaleceu".

A jovem tomou a medida mais acertada em casos como este e imediatamente  registrou o caso na Delegacia da Polícia Civil e contratou um advogado. "O caso está sob investigação e confiamos que o responsável será identificado e vai ter que se explicar para a Justiça", destaca. "Assim que postei uma copia do Boletim de Ocorrência no meu perfil do Face a pessoa que cometeu o crime excluiu o perfil dele, mas a polícia e os advogados já estão com as investigações adiantadas". 

Lia disse que vai levar o caso à Justiça e quer que o acusado ou acusada, seja punido dentro da Lei. "Faço questão inclusive de olhar na cara dessa pessoa e perguntar o porquê de ela me envolver nisso", diz. 

Mas, a Lia não foi a única prejudicada nessa história toda. Além dela, várias outras jovens da cidade tiveram suas fotos copiadas e publicadas no mesmo perfil falso e ainda foram todas classificadas como "prostitutas de luxo". 

Outra jovem ? que preferiu não ser identificada, pois já está sofrendo muito com toda a exposição ? contou que se sente muito triste com tudo isso. "Quem me conhece sabe que tudo isso é armação e me defende, mas sempre tem quem acaba tirando sarro, ou fazendo alguma brincadeira de mau gosto", relata.

No caso dela, a situação é ainda pior, já que esta não é a primeira vez que seu nome e imagem acabam sendo usados e difamados na web. "Na semana passada alguém postou um vídeo com conteúdo sexual e uma pessoa acabou dizendo que era eu nas imagens", conta. "Mas não sou eu, eu nunca fiz nenhum vídeo desse tipo, e dá para ver claramente nas imagens que é outra pessoa, tenho como comprovar que não sou eu", afirma.

Ela contou que assim que tomou conhecimento da situação procurou saber de onde partiu o vídeo e a acusação contra ela. Quem postou ainda não está claro, mas quem a acusou já foi identificado. "As investigações apontaram para uma pessoa e inclusive tenho provas de que foi essa pessoa que começou a dizer que era eu nas imagens". A jovem também registrou as duas situações na Delegacia, e no caso do vídeo, o processo já está no Fórum, com audiência marcada para o próximo ano. "Quero provar minha inocência e quero que essas pessoas que fizeram essas maldades sejam responsabilizadas".

Orientação

O promotor de Justiça substituto da Comarca de Medianeira gentilmente repassou a orientação ao Guia Medianeira e aos internautas de que os crimes de injúria através da internet precisam ser denunciados à polícia e a vítima deve contratar um advogado para dar sequência no caso. "O advogado vai requisitar a instauração de um inquérito que vai investigar e chegar até a pessoa que cometeu o crime", diz. 

Conforme o promotor, enquanto cidadão e bacharel em direito que é, a dica que pode dar as vítimas é a de seguir Lei. "Registre a ocorrência, contrate o advogado e siga com ação. Esse é um direito do cidadão".

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira