Top Excelência: e o prêmio vai para...

Sexta-Feira acontece a entrega das premiações do Top Excelência no Clube União de Medianeira

1.936

Publicada 22 de Outubro, 2013 às 16:24

Compartilhar:

Para destacar o que se tem de melhor e mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas indústrias, comércios e pessoas da cidade é que foi criado o prêmio Top Excelência. A premiação que existe há 12 anos é considerada ?o Oscar?  do comércio, e todos querem ser ?Top Excelência?. De acordo com o presidente da Acime (Associação Empresarial de Medianeira), Ricardo Humberto Zadinello, o prêmi o já se tornou um trabalho de marketing das empresas. ?Não é a Acime que premia as empresas, é a sociedade que consultada escolhe o que na sua opinião é o melhor?, diz.

Nesta entrevista Ricardo conta um pouco sobre o prêmio e também fala sobre o desenvolvimento do setor empresarial de Medianeira.

Como surgiu e o que é o Top Excelência?

O Top Excelência é uma premiação renomada em Medianeira, já no 12º ano, de premiação às empresas que foram destaque no ano em andamento. Então o objetivo do prêmio é dar destaque, mas também mostrar o trabalho que vem sendo feito pelos empresários. A decisão, ou seja, quem escolhe o melhor é a população, porque a listagem dos ganhadores é formada por uma pesquisa popular e que tem a participação da massa, que com certeza é o que dá credibilidade à pesquisa. Desde o primeiro momento sempre tivemos muito cuidado com a credibilidade, essa foi a principal preocupação há 12 anos e continua sendo até hoje.

Como são as pessoas, ou seja, os clientes que definem os melhores acaba gerando uma competição saudável, pois todos os empresários acabam querendo ampliar seus trabalhos e ainda ofertar mais qualidade aos clientes, para quem sabe no ano seguinte ser o vencedor.

A cada ano também acrescentamos novidades, e o mais legal disso tudo é ver a disputa sadia e grande no sentido de saber qual o melhor atendimento, qual o melhor produto. Enquanto Associação nós temos o maior prazer de poder premiar estas empresas, assim como a marca mais lembrada e o empresário e a empresaria do ano. Este ano temos como novidade o site mais lembrado, que é um nicho de mercado que vem crescendo.

O prêmio então está diretamente ligado à credibilidade?

Com certeza, para nós é gratificante fazer o prêmio e para as empresas que ganham também, é a certeza que elas estão no caminho certo. Temos empresas que vêm a muitos anos sendo premiadas, além da credibilidade que é gerada, destaca e marca. Como enquanto associação estamos em outras cidades também além de Medianeira, contatamos que quem ganha fica conhecido em toda a região. É muito prazeroso, é uma forma de consolidar a marca no mercado tão competitivo, é um braço de ajuda da Acime.

Como foi feita a pesquisa deste ano?

Para este ano fizemos uma parceria com uma empresa de Marechal Cândido Rondon que é especializada em pesquisas. Houve uma mudança com a empresa que fez nos anos anteriores, mas quero deixar claro que não tivemos nenhum problema com essa empresa, foi apenas uma mudança natural. Essa nova empresa utiliza parâmetros diferentes de pesquisa, mas buscando também um resultado correto. Acredito que a mudança traz benefícios importantes, pois é uma empresa que vem de fora, que é totalmente isenta, e pode garantir confiabilidade. O trabalho foi muito bem feito.

Como você avalia o desenvolvimento das empresas em Medianeira por conta, ou como consequência do prêmio?

Sempre procuramos frisar que a disputa tem que ser sadia, pelo ponto de vista que os trabalhos dentro da Acime são feitos em equipe, para que as atividades econômicas prosperem. Obviamente, quem tiver a maior qualidade vai ter vantagem. Temos um celeiro de empresas que nascem em Medianeira e prosperam e o Top Excelência vem dando credibilidade de premiação de pesquisa popular dentro do município. Virou ferramenta fundamental que dá a empresa um status, que dá uma premiação que é diferenciada, que é de dentro do município, que visa destacar qual a empresa que tem maior qualidade em seus produtos. A forma como concorrem e se destacam é uma diferenciação, pois são muitos nichos de mercado nascendo e até as já existentes concorrendo de forma unida. Temos núcleos setoriais dentro da Acime que fazem a concorrência ficar de lado e o que vale mesmo é saber qual é a necessidade do setor. Isso é pensar na frente, pensar grande, como empresário. A Acime tem objetivo de agrupar as empresas para que possam se qualificar cada vez mais e ter um diferencial no mercado que é tão competitivo.

O resultado será divulgado no dia da entrega dos prêmios. Todos têm acesso a votação, a pesquisa e aos resultados?

Todos podem ter acesso a pesquisa, como ela foi formata e as empresas que não foram premiadas é importante fazerem uma reflexão e pontuarem as situações que acham interessantes evoluir. Não estamos aqui para ser um balizador da situação da empresa, como se trata de uma pesquisa popular, é a voz do povo que define a situação. Mas, as empresas que não forem premiadas podem visitar a Acime para verificar e pontuar o que não está de acordo para que com uma mudança possa se tornar mais competitiva.

Que mensagem gostaria de mandar a população aos empresários de Medianeira?

Estamos em uma cidade de grande empreendedorismo. O trabalho associativista precisa crescer ainda mais no município, é preciso unir mais as classes produtivas para que entendam que a cooperação é mais fácil do que trabalhar de forma individual. Hoje as cooperativas têm se mantido forte no mercado justamente por terem entendido a importância da união.

Hoje muito mais empresas de Medianeira prosperam do que fracassam. Temos números de crescimento fantásticos, um empreendedorismo muito bom. Se continuarmos em neste ritmo bom e soubermos nos aliar e cooperar mutuamente o futuro com certeza será de muitas conquistas.

Que avaliação faz do ano de 2013 para a Acime?

Muito bom, gratificante, com crescimento interessante. Estamos conseguindo fazer dos serviços que oferecemos benefícios aos associados e para isso estamos melhorando o atendimento aos associados, realizando um trabalho de evolução mesmo. A partir do momento que tivermos uma integração maior com as entidades e o pode publico, poderemos fazer da Acime um ponto de encontro para grades discussões e já estamos no caminho para isso, como por exemplo, com o movimento vote certo, aproximando as pessoas. Isso faz parte de uma evolução cultural, acho que quanto mais conseguirmos unir as lideranças o município e a população ganham.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira