Votação da Estrada Parque pode acontecer hoje

2.545

Publicada 20 de Agosto, 2013 às 13:59

Compartilhar:

Desde o início do mês de abril tramita pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o projeto da reabertura da Estrada Parque, também conhecida como Estrada do Colono. Após quatro meses de apreciação, a expectativa é que hoje aconteça a votação do plano de reabertura da estrada.

Até chegar a atual situação, o projeto passou por outra comissão (Comissão Especial) anteriormente, quando ressurgiram manifestações de ambientalistas representantes dessa bancada, bem como de membros da bancada favorável à reabertura.

Um dos defensores da reabertura da estrada, e também quem apresentou o projeto de Lei 7.123/10, deputado federal Assis do Couto (PT-PR), afirmou que esse é um momento crucial para o desejo de retomada da estrada.  ?Assim como o projeto da Estrada Parque, também aguarda votação a Lei da Palmada, que foi proposta pelo Executivo?, afirmou Couto.

?Estamos vivendo um momento em que os contrários à Lei da Palmada estão obstruindo os trabalhos, pedindo verificação de voto, leitura de voto, derrubando sessão. Todo esse movimento acaba também por atrasar o processo de votação, ao mesmo tempo em que integrantes da bancada ambientalista também estão atrasando o processo, em média, de quatro a seis semanas?, explicou.

Segundo o deputado, a intenção é que as bancadas do PT e PMDB se unam para conseguir votar o projeto. ?Se for para votação, temos imensa maioria. Os que vão votar contra é uma pequena minoria, porém é preciso dar quorum na sessão. Também sabemos que os contrários ao projeto vão pedir votação nominal?, disse Couto, relatando que, para seguir para o Senado, é necessário aprovação com 50% dos votos mais um.

Ambientalistas

Segundo Couto, o que se figura na esfera nacional são duas formas de pensar nas questões ambientais. ?De certa forma existe, sim, dois pesos e duas medidas em relação à situação ambiental no país hoje. A situação de Belo Monte é muito mais grave do ponto de vista ambiental do que a Estrada do Colono, e é preciso que a sociedade entenda isso, e pouco se fala dos impactos?.

Ele também mencionou a realidade do rio Iguaçu, afirmando que ?as empresas que poluem a nascente do rio Iguaçu na região de Curitiba e Araucária são muito mais prejudiciais do que a criação de uma Estrada Parque. O que me parece é que, quando estamos em um canto do país, somos vistos como interior, sem importância econômica, e, por consequência, sofremos muito para aprovar um projeto desses?.

Senado

O deputado explicou ainda que na reunião de hoje pode ser responsável, tanto pela continuidade do andamento do projeto, bem como pelo arquivamento, mas mesmo assim ele afirmou que reuniões estão sendo feitas com senadores que integram às comissões pelas quais, aprovado, o projeto deva tramitar. ?Já estamos conversando com os senadores (que integram as comissões que o projeto deve tramitar. Ainda essa semana, vamos conversar com os três paranaenses (Álvaro Dias (PSDB), Roberto Requião (PMDB) e Sérgio Souza (PMDB)?.

Estrada Parque

Outro apontamento enfatizado por Couto é a criação de regras ao que se refere à circulação e trânsito dentro de uma Estrada Parque. ?O projeto não visa apenas regulamentar regras para a Estrada do Colono, mas também para as outras áreas de preservação ambiental que possuem estradas em suas áreas?, disse o deputado, que chegou a criar uma cartilha com o apoio de entidades locais para divulgar a ideia da Estrada Parque.

Fonte: Diário do Sudoeste

Marcilei Rossi

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira