Amsop e Amop lançam uma cartilha com 10 pontos esclarecedores sobre a criação da estrada-parque

2.175

Publicada 29 de Julho, 2013 às 17:02

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O Projeto de Lei 7.123/2010, que cria a Estrada-Parque Caminho do Colono, é legítimo e avança no Congresso Nacional. Em breve, a proposta será encaminhada para decisão no Senado Federal e, neste momento, é necessário aprofundar o debate e esclarecer algumas dúvidas sobre o projeto.

Então, para esclarecer a população e a opinião pública sobre o tema, a Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) e a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) fazem o lançamento de uma cartilha, com 10 pontos esclarecedores sore a criação da Estrada-Parque Caminho do Colono.

O lançamento do material acontecerá em duas reuniões, agendadas para a próxima sexta-feira (2 de Agosto), em Serranópolis do Iguaçu, região Oeste, e no município de Capanema, na região Sudoeste. A reunião em Serranópolis começa às 9h30 e em Capanema o encontro está programado para começar às 15h.

Assis do Couto, deputado federal autor do projeto, destaca a importância de esclarecer alguns detalhes sobre a criação da estrada-parque, principalmente agora, que o projeto é alvo de críticas de ambientalistas. "Há informações erradas sobre o projeto sendo divulgadas na mídia nacional. Não é possível alguém afirmar que a estrada-parque será uma estrada para escoar a produção de soja, se o projeto proíbe a passagem de caminhões pelo caminho", comenta.

O próprio deputado estará presente nas duas reuniões da próxima sexta-feira. Assis reforça o convite para as autoridades da região participarem do lançamento da cartilha. "Precisamos mobilizar a população e mostrar para todo o País a importância da criação da Estrada-Parque Caminho do Colono".

A cartilha

A cartilha com 10 pontos sobre o Projeto de Lei foi desenvolvida em parceria com seis entidades. Além da Amop e Amsop, a UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), a Acamop (Associação das Câmaras do Oeste do Paraná) e as associações das câmaras da região Sudoeste, Acamsop 13 e 14. Entre os tópicos contidos no material, está a importância histórica da estrada, a contribuição do caminho para o turismo no Paraná, o reforço na segurança da área de fronteira e o combate a crimes ambientais. O material será distribuído aos que comparecerem nas reuniões em Capanema e Serranópolis no Iguaçu. 

VEJA A CARTILHA EM FORMATO PDF:-> cartilha-estradaparque.pdf (clique com o botão direito e em "Salvar link como")

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano