Organizações recorrem a ajuda internacional para evitar reabertura da Estrada do Colono

Cerca de mil entidades assinaram uma carta enviada a órgãos internacionais contra a reabertura da estrada que corta o Parque Nacional do Iguaçu

3.375

Publicada 11 de Julho, 2013 às 15:49

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na segunda-feira (8), centenas de entidades brasileiras enviaram uma carta [leia aqui] conjunta à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e à União Internacional para Conservação da Natureza (UICN) para alertar essas instituições sobre eventos recentes e preocupantes envolvendo o Parque Nacional do Iguaçu (PNI), no oeste do Paraná. O ponto principal da carta é um pedido de ajuda para evitar a reabertura da ?Estrada do Colono?, caminho de 18 km sem pavimentação que cortava o Parque e que foi fechado em 2001, pela justiça federal brasileira.

Passados mais de dez anos do fechamento oficial da estrada, atualmente está em tramitação no Congresso Brasileiro o Projeto de Lei 7.123/2010 que tenta estabelecer a ?Estrada parque Caminho do Colono?. De acordo com o projeto, proposto pelo deputado Assis de Couto (PT/PR), o traçado desse novo caminho seria semelhante ao da antiga ?Estrada do Colono? e seria benéfico para o Parque, promovendo preservação, educação ambiental e desenvolvimento sustentável regional.

De acordo com Leide Takahashi, gerente de projetos ambientais da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, uma das entidades que assinam a carta contra a reabertura, o Projeto de Lei é um retrocesso. ?A estrada fragmentará o parque, provocando impacto à conservação da biodiversidade e abrindo um precedente de ocupação sem planejamento e com potencial de riscos, tanto aos recursos naturais quanto aos habitantes dos municípios do entorno. Além disso, evidências concretas dos efeitos positivos para o desenvolvimento regional dessa reabertura nunca foram apresentadas ao público?, explica Leide. Ela cita ainda que o projeto coloca em risco outras áreas naturais protegidas brasileiras, na medida em que tenta criar uma nova categoria de unidade de conservação menos restritiva (na qual seria possível implantar as chamadas ?estradas-parques?), não prevista no Sistema Nacional de Unidades de Conservação ? estabelecido em 2000.

O projeto de reabertura da ?Estrada do Colono? foi encaminhado na quinta-feira (4) para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados do governo federal. O autor da proposta e os demais parlamentares esperam aprovar o texto nas próximas semanas.

Estrada divide Patrimônio Natural da Humanidade - Considerado uma das unidades de conservação mais visitadas do Brasil, o Parque Nacional do Iguaçu foi reconhecido, em 1986, como Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco. Em seus mais de 180 mil hectares, preserva o mais importante remanescente contínuo de Floresta Estacional Semidecidual ? ecossistema relacionado à Mata Atlântica ? além das mundialmente conhecidas Cataratas do Iguaçu, eleitas uma das sete Maravilhas Naturais do Mundo. Trata-se de um dos parques nacionais brasileiros mais conhecidos no mundo e também um dos que recebe maior número de visitantes no Brasil.

Fonte: www.clickfozdoiguacu.com.br  por:Fundação Grupo Boticário

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano