Paraguai: agricultores de origem brasileira enfrentam nova ameaça de desalojamento

Agricultores de origem brasileira residentes na cidade paraguaia de Santa Rita, a 70 quilômetros da Tríplice Fronteira, enfrentam, mais uma vez, ameaças de desalojamento de terras adquiridas na década de 1970 e cultivadas há mais de 40 anos.

1.272

Publicada 08 de Julho, 2013 às 22:02

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<
De acordo com informações do jornal La Nación, após a liquidação da massa falida do Banco de Inversión del Paraguay SA, escrituras duplicadas, referentes às mesmas terras pertencentes aos colonos, foram descobertas e trazidas a público.

Tais escrituras, conforme declarações do prefeito de Santa Rita, Concepción Rodríguez, teriam sido utilizadas, de maneira fraudulenta, para a obtenção de empréstimos junto ao referido banco.

"Existe uma quadrilha mafiosa que utiliza estes títulos sabidamente falsos para tentar apropriar-se das terras dos colonos", afirmou o prefeito, insinuando o comprometimento de servidores do Poder Judiciário na tentativa de fraude. "Vamos defender nossas terras como seja: com facões, armas, o que for necessário".

Com 70% de sua população composta por desbravadores de origem brasileira, o município de Santa Rita tem a agricultura como base de sua economia. No mês de maio, a cidade sedia a Expo Santa Rita, maior feira agroindustrial em volume de negócios no Paraguai.

Fonte: Rádio CBN Foz

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano