Medianeira orienta sobre violência contra a pessoa idosa

1.115

Publicada 14 de Junho, 2013 às 09:17

Compartilhar:

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, a Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Convivência do Idoso (CCI), realizou uma atividade diferente no encontro desta quarta-feira (12) com a terceira idade de Medianeira. Já na entrada, os participantes receberam um laço roxo, símbolo da luta pelos direitos da pessoa idosa.

Na abertura do encontro, a vice-prefeita, Professora Delcir, alertou sobre a necessidade das pessoas estarem informadas sobre seus direitos, de não se intimidarem com as adversidades e de buscarem ajuda, sempre que necessário.

Uma palestra com a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) abordou as questões de direito, aspectos psicológicos e de atendimento aos casos de violência. O Creas é o órgão responsável pelo acompanhamento das vítimas de violência contra o idoso. Endereço: Rua Pará, 1.674, abaixo da Sicredi ? fone 3240-1730.

VIOLÊNCIA EM MEDIANEIRA

Conforme levantamento documental realizado pela Secretaria de Assistência Social, com base nos relatórios mensais do Creas de 2012, foram registrados 33 casos de violência contra idosos no ano passado, sendo 15 contra mulheres e 18 contra homens.  Quanto ao tipo de violência, 19 foram vítimas de violência intrafamiliar (física, psicológica, sexual) e 14 de negligência ou abandono. 

Os atendimentos feitos pela equipe de profissionais do Creas são oriundos de busca espontânea do serviço pelos usuários, familiares ou conhecidos, denúncias telefônicas e encaminhamento da rede socioassistencial governamental e não governamental, que identifica a violação de direitos envolvendo idosos. Também ocorreram atendimentos encaminhados pelo Poder Judiciário e Ministério Público da Comarca de Medianeira. 

Neste ano, de 2 de janeiro a 31 de maio, o Creas já realizou 22 atendimentos envolvendo situações de violação e violência de idosos. A equipe do Creas é composta por psicóloga, assistente social e advogado. 

Conforme a secretária Municipal de Assistência Social, Silvia Sangaleti, a ampliação no número de atendimentos pode ser vista de certa forma como um dado positivo, já que não significa um aumento da violência, mas sinal de que as pessoas estão mais preocupadas com o problema e procurando o atendimento especializado.

A DATA

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal. A violência contra os idosos deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos.

Assessoria de ComunicaçãoPrefeitura de Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira