Itaipu pede a pescadores para que avisem sobre peixes com marcadores

Dispositivo de identificação serve para revelar a rota de migração. Pescador que comunicar a empresa receberá um brinde.

771

Publicada 11 de Março, 2013 às 19:17

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Pescadores que praticam a atividade no lago da Usina de Itaipu, no oeste do Paraná, estão sendo orientados a comunicar a empresa, caso encontrem peixes com marcadores de identificação. Segundo a empresa, os dispositivos servem para revelar a rota de migração dos animais.

O projeto de acompanhamento dos peixes é executado pela Itaipu, em parceria com a Companhia Energética de São Paulo (CESP) e a Entidade Binacional Yacyretá (Argentina e Paraguai), que operam usinas onde também existem mecanismos de passagem para peixes (escada e elevador de peixes). 

A área de estudo abrange o Rio Paraná desde a divisa com o estado de São Paulo até as cidades de Ayolas, no Paraguai e Ituzaingó, na Argentina.

Desde 1996, quando começou o trabalho, já foram marcados mais de 38 mil peixes. Do total, cerca de 1.100 foram capturados e informados às entidades responsáveis pelo estudo. Aproximadamente 850 pescadores profissionais atuam no lago de Itaipu, além dos esportivos.

De acordo com Itaipu, caso um peixe com marcador seja retirado da água, o pescador pode escolher em ficar com ele ou devolvê-lo à água. Contudo, a empresa reitera o pedido para que seja feito contato pelo telefone 0800 645 2002 ou enviar a marca para a caixa postal 2001 ? CEP 85866 ? 900, Foz do Iguaçu. Na correspondência, deve constar o nome, endereço, número da marca, local e data da captura. Se possível, informar também o peso do peixe, o tamanho e o tipo de material usado na captura. O pescador que avisar, receberá um brinde.

Fonte: G1 Paraná

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano