Associação de Moradores de São Miguel do Iguaçu busca apoio da Prefeitura para projeto habitacional

2.685

Publicada 22 de Fevereiro, 2013 às 09:53

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Pelo programa federal, serão contempladas 200 famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos.

A diretoria da AMASMI ? Associação de Moradores de Aluguel de São Miguel do Iguaçu ? reuniu-se nesta quinta-feira (21) com o prefeito Claudio Dutra e o vice Maurão Remor para apresentar o projeto habitacional que será levado à Caixa Econômica Federal (CEF). A Associação busca o apoio do Governo Municipal para aquisição de área destinada à construção de 150 moradias.

Conforme o presidente da AMASMI, Antonio Langaro Sobrinho, o projeto que será financiado pela CEF, através do ?Programa Minha Casa Minha Vida ? Entidades?, necessita de uma área de 81 mil m², equivalente a três alqueires. ?Pedimos o apoio do prefeito e de sua equipe para negociar uma área declarada de Interesse Público, para que ali possamos realizar o sonho de tantas famílias que lutam pela casa própria?, disse Langaro.

A AMASMI, que possui hoje aproximadamente 310 pessoas associadas, e outra entidade paranaense são as únicas credenciadas, em todo o estado, pelo Ministério das Cidades para este programa federal de habitação popular.

Segundo o gerente de Projetos da Prefeitura, Luciano Neris, o ?Programa Minha Casa Minha Vida ? Entidades? irá destinar, aos municípios com 20 mil até 50 mil habitantes, 150 unidades habitacionais agrupadas e 50 pulverizadas, ou seja, em terrenos distintos. O valor financiado para cada moradia será de R$ 59 mil no total, para famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos, e a prestação correspondente a 5% da renda bruta familiar. A seleção obedecerá a critérios nacionais e municipais, sob orientação do Plano Municipal de Habitação.

Próximo passo - A intenção, de acordo com a AMASMI, é de que o projeto seja apresentado o quanto antes à CEF. Para isso, o prefeito disponibilizou uma equipe que será formada pelas Secretarias de Planejamento e de Indústria, Comércio e Serviços para que tentem a negociação amigável da área que foi declarada de Interesse Público, conforme o decreto nº 256/2011. A finalidade exclusiva da mesma, segundo o decreto, é para implantação de conjunto habitacional de interesse social.

?Conhecemos a luta da Associação e também sua credibilidade, por isso parabenizo a todos por terem chegado até aqui. O nosso compromisso é principalmente com as pessoas que necessitam do poder público para ter acesso à moradia, saúde, educação e outros direitos?, ressaltou Dutra.

O prefeito ainda destacou que, além da contrapartida do Município, também irá  buscar recursos com parlamentares para serem somados a este empreendimento social.

Também estiveram presentes na reunião a secretária municipal de Planejamento, Vanilda Scheffer Justo, e a empresa contratada pela Associação para desenvolver o projeto. 

Assessoria de Comunicação

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano