Duplicação da BR 277 deverá trazer importantes mudanças ao perímetro urbano de Medianeira

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Publicada 22 de Fevereiro, 2013 às 09:48

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Na manhã desta terça-feira, (19), o diretor superintendente da Ecocataratas, Jeancarlo Mezzomo, esteve em Medianeira a convite da Acime, para uma conversa sobre a duplicação da BR 277 e discutir as melhores soluções no perímetro urbano de Medianeira, visto que a obra irá influenciar diretamente o fluxo de veículos e pessoas que transitam pelas marginais todos os dias.

Além da troca de informações, o atual projeto, o qual sofreu algumas alterações desde a sua última apresentação, foi mais uma vez apresentando as autoridades, representantes de classe e moradores presentes. Entre esses o presidente da Acime, Ricardo Humberto Zadinello, o coordenador da comissão pró duplicação, André Neuenfeldt Matté, representantes de empresas e indústrias localizadas as margens da BR 277, vereadores de Medianeira e membros da prefeitura municipal.

De acordo com o projeto apresentado, antes do início das obras, foi realizado um estudo de tráfego, com objetivo de realizar uma avaliação prévia, tecnicamente fundamentada, dos prováveis impactos da duplicação da BR-277 na circulação viária, contemplando a condições físico-operacionais, volumes classificados de veículos na hora de pico nas principais interseções. Este trabalho teve por objetivo o estudo do impacto da duplicação da BR-277 no tráfego do município de Medianeira e o dimensionamento das interseções que articularão o sistema viário principal da cidade com a Rodovia após as obras de ampliação.

Ainda de acordo com o projeto de duplicação os acessos no perímetro de Medianeira ficarão da seguinte forma: o 1º ponto na interseção da Avenida Independência, o fluxo no sentido Cascavel- Bairro Independência passará a utilizar a Rua Santa Mônica e a Av. João XXII para chegar a Avenida Independência e acesso a UTFPR; o atual viaduto que corta o município deverá permanecer; no km 669+900 em frente ao Hotel Harbor haverá um viaduto de interseção de acesso ao município o qual já está sendo finalizado e outro viaduto de acesso será implantado no km 667+200 próximo a área Industrial. No km 660+500 haverá uma interseção em nível, local esse que dará acesso Pedreira e retorno no sentido de Matelândia. Deverá ainda ser incrementando nesse espaço da duplicação, cinco passagens para pedestres, que deverá ser definido junto à prefeitura de Medianeira.

Quanto ao aumento no fluxo de veículos, admitiu-se, neste estudo realizado pela rodovia, uma taxa média anual de crescimento de 3%, significando ao final de dez anos, um incremento de 34,4% de tráfego em relação ao ano base. Essa taxa é habitual adotada para municípios com características similares a de Medianeira, com população estabilizada e elevadas taxas de crescimento do PIB per capta. Para tanto o município deverá se precaver em relação às medidas de mudanças necessárias, evitando futuros problemas no trânsito dentro do perímetro urbano de Medianeira.

Segundo o diretor superintendente da Ecocataratas, Jeancarlo Mezzomo, é necessário que o município tenha um plano de expansão e criação de vias que façam a ligação longitudinal. ?Um grande problema que Medianeira precisa resolver são os desvios, ou seja, precisa com urgência tirar de dentro do município a ligação com os municípios de Missal e Serranópolis do Iguaçu, pois, em curto prazo poderá ser um problema para o município. 

Comecem a pensar em contornos para outros pontos que no seja a avenida central e tratem do assunto ?Planejamento Urbano? com uma prioridade ainda maior, porque a cidade não pode crescer sem ter uma infraestrutura adequada, isso poderá chegar a um determinado ponto sem saída onde mudanças preocupantes terão que ser feitas, como por exemplo, ter que retirar indústrias de lugar. Pensem no futuro de Medianeira adequando o plano urbano a essa movimentação rodoviária que esta acontecendo,? afirma Jeancarlo.

Assessoria de Imprensa da ACIME

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