Início da colheita da safra antecipa recorde de produtividade

1.654

Publicada 27 de Janeiro, 2013 às 10:06

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Acompanhando os bons preços e levados pelo recorde na produtividade, produtores da região já iniciaram a dessecação e a colheita da soja na safra 2012/2013. Conforme levantamento do escritório da Emater, cerca de 25% da área plantada em Medianeira já foi colhida, com resultados acima da média dos últimos dez anos. A média de produtividade averiguada até agora está entre 55 e 60 sacas por hectare. Os resultados são animadores, já que na safra 11/12 a média ficou em 35 sacas por hectare, em virtude da forte estiagem que atingiu todo Paraná. 

Além da boa produtividade, favorecida pelas chuvas regulares, os agricultores têm a seu favor neste ano a boa cotação da saca de soja no mercado, em torno de R$ 60 reais, contra uma média anterior de R$ 45 reais. E os valores tendem a se manter neste patamar, ou até subir, em virtude da quebra de safra na Argentina e nos Estados Unidos. No município de Medianeira, foram plantados 12.500 hectares de soja nesta safra.

EM SERRANÓPOLIS - Se a situação já está boa para os agricultores de Medianeira, para os produtores de Serranópolis do Iguaçu, o cenário está ainda melhor. Por causa de uma chuva ocorrida no município vizinho no dia 12 de setembro, cerca de quinze dias antes do início das chuvas em Medianeira, eles anteciparam o plantio, tanto que a colheita já está bem mais avançada. Em Serranópolis, mais de 40% dos onze mil hectares de soja plantados no município já foi colhida. Até o final do mês, esta porcentagem deve chegar a 80%. 

As condições climáticas favoreceram o desenvolvimento das plantas e a produtividade. Segundo o chefe da Emater, Egídio Gotardo, a média colhida até agora em Serranópolis do Iguaçu é de 60 sacas por hectare, mas alguns produtores chegaram a colher 70 sacas por hectare.

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS ? O chefe do escritório local da Emater orienta os agricultores a adotarem medidas para evitar perdas na colheita. Uma das recomendações é reduzir a velocidade das máquinas, já que as plantas muito secas tendem a perder os grãos durante o corte. Regular as navalhas é outra medida simples que pode ajudar a reduzir as perdas.

Aos produtores que estão querendo antecipar o plantio do milho, Egídio Gotardo indica não mexer na terra ainda. "O momento é de cautela, porque não temos previsão de uma boa chuva para os próximos dias que possibilitem o plantio do milho. O melhor é aguardar e não arriscar", avisa, lembrando que, junto com o clima, a boa informação também é importante para os bons resultados no campo.

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano