Missal está em risco de epidemia de Dengue

1.016

Publicada 25 de Janeiro, 2013 às 09:51

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Durante a segunda semana do mês de Janeiro de 2013, entre os dias 07 à 11, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o 1° Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti ? LIRAa, no Município de Missal. Obteve-se como resultado um índice de 7,6%, ou seja, encontra-se em risco eminente de epidemia de dengue, conforme preconiza o PNCD (Programa Nacional de Controle da Dengue).

Segundo o Coordenador do PNCD de Missal ?a situação é extremamente preocupante, nosso maior índice levantado foi em Novembro de 2012 com 3,6% (situação de alerta) e agora estamos com 7,6%, ou seja, de cada 25 imóveis existentes no perímetro urbano, um apresenta focos do Aedes Aegypti? exemplifica Devanir André Fappi.

Com base e análise dos dados obtidos com o LIRAa pode-se afirmar que os principais depósitos predominantes com focos do Aedes Aegypti foram vasos de plantas, bebedouros de animais (33,2%), pneus (28,6%), lixo em geral (28,6%), caixas d?água (4,8%) e, calhas (4,8%). Além disso, 93% destes focos foram encontrados no quintal ou ainda dentro das próprias residências e, os outros 7% em terrenos baldios e áreas desabitadas.

Em Missal no ano em 2012 tivemos 12 notificações de casos suspeitos de dengue, sendo todos negativos. No entanto, devido às condições climáticas da estação em que passamos e, sobretudo, devido à falta dos cuidados básicos por parte da população, estamos com um elevado índice de infestação. Quanto às notificações de casos suspeitos de dengue, apenas duas até a presente data, significa que pessoas contaminadas não circulam pelo município, mas caso isso ocorra, poderemos ter uma epidemia. Desta forma pede-se a toda população maior atenção em relação às ações básicas de combate a Dengue, considerando que todos devem fazer a sua parte, conclui Tânia Sbabo Jank - Secretária Municipal de Saúde.

Redação: Assessoria de Comunicação

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano