Com salário atrasado, vigilantes da Caixa de Medianeira entram em greve

2.025

Publicada 09 de Janeiro, 2013 às 12:27

Compartilhar:

Os vigilantes da Caixa Econômica Federal de Medianeira, a exemplo dos demais da região empregados pela empresa terceirizada Grupo Alerta, de Ponta Grossa, entraram em greve nesta quarta-feira (9), o que impediu a abertura da agência, por falta de segurança. Os clientes que foram até a Caixa só dispuseram do serviço dos caixas eletrônicos, que estão funcionando normalmente.

O motivo da greve é a falta do pagamento do 13º, que deveria ser pago no dia 13 de dezembro, conforme a convenção coletiva da categoria, e do salário de dezembro, que teria que ser depositado na última segunda-feira (7). Conforme os vigilantes, os atrasos no pagamento vêm acontecendo desde setembro. Outro problema enfrentado pelos trabalhadores é o atraso no depósito do FGTS.

A decisão de paralisar as atividades foi tomada em reunião ontem (8) à noite, em Cascavel, na sede do Sindicato dos Vigilantes de Cascavel (Sindivel), mas as discussões, com a empresa e com a Caixa Econômica, vêm acontecendo há meses para que a situação fosse resolvida. Segundo o presidente do sindicato, José Carlos Antunes Ferreira, foram realizadas, inclusive, audiências em Curitiba, intermediadas pelo Ministério Público.

Mesmo não tendo responsabilidade direta no pagamento dos vigilantes, para José Ferreira, a Caixa é maior culpada pela situação, porque já deveria ter destituído esta empresa e chamado a segunda empresa na lista de espera da licitação para fornecer o serviço terceirizado de segurança das agências bancárias.

Conforme o presidente do Sindivel, foi o que aconteceu com os Correios, que também tinham o Grupo Alerta atuando na segurança terceirizada e que trocaram de empresa por causa do atraso no pagamento dos salários. Ferreira disse que a nova empresa já começa a atuar no próximo dia 11. Em Medianeira, o Grupo Alerta é responsável pela vigilância da Caixa e dos Correios.

Em nota emitida pela Assessoria de Imprensa da Caixa - Regional Oeste do Paraná, a Caixa informou que está cumprindo os termos acordados com o Ministério Público do Trabalho, em 17 de dezembro de 2012. Já com o Grupo Alerta, nossa reportagem não conseguiu entrar em contato. As ligações para a sede da empresa, em Ponta Grossa, não foram atendidas.

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira