Formatura da EJA valoriza conquistas pessoais

1.549

Publicada 12 de Dezembro, 2012 às 15:09

Compartilhar:

Com cerimônia digna de qualquer formatura, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), de Medianeira, realizou uma bonita festa nesta terça-feira (11) para os doze alunos que concluíram a 4ª série neste semestre, valorizando sua determinação em dar continuidade aos estudos, apesar da insegurança em voltar aos bancos escolares após tempo longe da escola e das dificuldades em conciliar família, trabalho e caderno. A formatura foi realizada na Escola Municipal Ulysses Guimarães e emocionou formandos, familiares, professores e a equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Casada e mãe de três filhas, Marceli Elias, 40 anos, voltou a estudar por indicação médica. ?Tive depressão e o psiquiatra e a psicóloga falaram para eu achar uma ocupação diferente do que eu fazia. No começo foi difícil. Mas, com determinação e com o apoio da família, consegui terminar o ensino fundamental e não quero parar mais. A gente aprende muita coisa, conhece novas pessoas e dá a volta por cima?, relatou Marceli, que teve de parar de estudar aos dez anos para ajudar a mãe a cuidar dos irmãos mais novos.

Outro depoimento bonito é dado por Janete Josefina Klehm, 47 anos, que acorda todos os dias às 4h da madrugada para trabalhar de copeira em um hotel e, mesmo assim, vinha à aula todas as noites. Ela parou de estudar aos onze anos, quando a mãe ficou doente. ?Sempre tive vontade de voltar a estudar e, quando uma colega me convidou para fazer companhia a ela, agarrei a oportunidade. 

Infelizmente, ela parou de estudar. Com o apoio do marido, do meu filho e, principalmente, da minha filha, que me cobrava os trabalhos, consegui terminar?, explicou Janete, que cita autoestima, novas amigos e oportunidades de crescimento no trabalho como as maiores conquistas que teve com os estudos.

Para quem se inspirou nos depoimentos e deseja retomar os estudos, a EJA está com matrículas abertas até o dia 18 na Escola Ulysses Guimarães, das 17h às 22h, e na Secretaria Municipal de Educação, fone 3264-3811. Os documentos necessários para a matrícula são originais e fotocópias de RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Casamento e de comprovante de residência. A idade mínima é de 15 anos completos.

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira