Festival Cultural da Escola Ângelo Darolt incentiva a leitura

2.082

Publicada 07 de Dezembro, 2012 às 13:46

Compartilhar:

"A Fada que Conta Histórias" foi o tema do Festival Cultural da Escola Municipal Ângelo Darolt realizado nesta quinta-feira (6), que misturou a contação de histórias populares, adaptações de clássicos infantis, teatro mudo, teatro de sombra, fantoches, fantasias e muita criatividade para mostrar aos pais e às crianças a importância da leitura.

Todas as apresentações, no palco do CPC Arandurá, foram alinhavadas por um grupo de saltimbancos (formado pelo gato, o cachorro, a galinha e o burro). À procura da Fada que Conta Histórias, as personagens percorreram as histórias do imaginário popular, interpretadas pelos alunos da escola de diferentes formas.

A lenda indígena que explica o surgimento das estrelas foi apresentada através do teatro de sombras. Já o teatro Dona Baratinha abusou das fantasias para explicar por que a Baratinha, apesar de ter "fita na cabeça e dinheiro na caixinha", tinha dificuldades para arrumar um marido. 

Em uma adaptação do roteiro O garoto, de Charles Chaplin, as crianças deram show de interpretação sem usar uma palavra. Gestos marcantes e expressões corporais deram vida ao teatro mudo. Com a apresentação teatral O Lobo- Eu sou o mais forte, a escola abordou a questão do bullying e ensinou que ninguém pode abusar da força ou do poder para humilhar os mais fracos.

Entre as apresentações, enquanto a cortinava se fechava e os cenários eram mudados, os saltimbancos divertiam a plateia e traziam seus convidados especiais, como Dom Quixote, que interpretou uma adaptação do texto poético Ler deveria ser proibido. O conto Era vez uma velha, muito velha e a história acumulativa A Velha que engoliu uma mosca também surpreenderam os espectadores pela capacidade de memorização das crianças. O Festival Cultural culminou com a apresentação do musical Auto de Natal, que emocionou os pais e se destacou pelo cenário atraente e fantasias que primavam pelos detalhes. 

As apresentações da Escola Ângelo Darolt encerraram com uma surpresa para a professora Serli Terezinha Mazzola. Por seus mais de trinta anos de dedicação à educação, ele foi homenageada como a "Fada que conta Histórias" e recebeu o carinho de toda equipe da escola, alunos e pais.

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira