Medianeira adota sistema informatizado para expedição de carteira de identidade

1.406

Publicada 06 de Dezembro, 2012 às 14:02

Compartilhar:

Marinês da Silva Kochinski e a filha Maria Isabel da Silva, de onze anos, serão as primeiras moradoras de Medianeira a se beneficiar com o novo sistema implantado no Setor de Identificação do município. Através do Posto de Atendimento Parcialmente Informatizado (PAP), que começou a ser operado nesta quarta-feira (5), as carteiras de identidade das duas vão ficar prontas já na semana que vem.

Depois de Foz do Iguaçu, Medianeira é o segundo município da região a adotar o sistema que agiliza a expedição do documento. Antes, uma carteira de identidade levava até quarenta dias, quando não mais, para ficar pronta. Agora, a previsão é de que em sete dias úteis o documento seja expedido. 

Para adotar o novo sistema, a Prefeitura de Medianeira investiu na informatização do Setor de Identificação, melhoria das instalações e no treinamento dos servidores. Toda a documentação e fotos são escaneados e os arquivos enviados on-line para o Instituto de Identificação, da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP), que faz a conferência e o processo de impressão do documento. Antes, toda a documentação era mandada por malote para Curitiba.

O DOCUMENTO

A carteira de identidade é um documento emitido para cidadãos nascidos e registrados no Brasil e para nascidos no exterior, que sejam filhos de brasileiros. Serve para confirmar a identidade da pessoa e para solicitação de outros documentos. O registro é válido em todo o território nacional e substitui o passaporte em viagens para a Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.

Para tirar o documento, é necessário apresentar a certidão original de nascimento ou de casamento e duas fotos 3x4 específicas para identidade. Quem quiser acrescentar os números do CPF e do PIS/PASEP à carteira devem levar as originais destes documentos.

A primeira via da carteira de identidade é expedida gratuitamente. Para a segunda via, com alteração, a taxa é de R$ 20,37 e para a segunda via, com retificação de nome, o custo é de R$ 23,78. As taxas são pagas no banco.

Em Medianeira, o Setor de Identificação está localizado na Rua Amazonas, ao lado do Tiro de Guerra e do Corpo de Bombeiros. O telefone é o 3264-4431. O horário de atendimento ao público é das 8h30 às 13h45.

Redação: Assessoria de Comunicação

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira