Justiça Eleitoral vai proclamar vitória de Ricardo Endrigo nessa sexta

2.909

Publicada 06 de Dezembro, 2012 às 12:22

Compartilhar:

Está marcada para às 10h dessa sexta-feira (7), no Fórum Eleitoral, a nova sessão de proclamação dos candidatos eleitos em Medianeira. Conforme edital assinado pela juíza Eleitoral Diele Denardin Zydek, da 114ª Zona Eleitoral, foi anulada a sessão realizada no dia 15 de outubro, para os então considerados eleitos em Medianeira, e a nova proclamação vai confirmar a vitória de Ricardo Endrigo como prefeito do município para a gestão 2013-2016.

A decisão leva em conta o acórdão nº 45.392, publicado no Diário Oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER), na última terça-feira (5), após decorridos os prazos para recurso, que reverteu a cassação de Ricardo Endrigo, Professora Delcir e sete vereadores. A anulação da sessão de outubro vale apenas para Medianeira. Para os demais municípios da comarca, Missal e Serranópolis do Iguaçu, vale a proclamação já realizada.

Nessa sexta, serão proclamados eleitos os candidatos majoritários da coligação Segue em Frente Medianeira, os vereadores Jean Bogoni (PMDB), Pedro Seffin (PR), Nelson de Oliveira (PP), Vitalino Sarati ? Sassá (PP), José Valdir Linhar ? Tati (PMDB), Dra. Romy Nandi (PSDB), Nelson de Bona (PSB) e Lucy Andreola (PSD) e seus suplentes.

A diplomação dos prefeitos e vices eleitos, vereadores e três suplentes de cada partido ou coligação, dos três municípios da comarca, também está marcada: dia 14 de dezembro, às 9h, no CPC Arandurá. Já a posse dos eleitos será no dia 1º de janeiro de 2013.

ENTENDA OS TERMOS - A proclamação dos resultados é a comunicação oficial realizada pelos órgãos da Justiça Eleitoral de quem foram os vitoriosos e encerra a fase de apuração, iniciando uma nova etapa referente à preparação para diplomação e posse dos eleitos.  

Já a diplomação, como já indica o nome, é a cerimônia formal em que é atribuído um diploma aos candidatos eleitos e aos suplentes. A partir da diplomação o candidato está apto a tomar posse no cargo para o qual foi eleito.

Por fim, a posse é um ato formal através do qual os candidatos eleitos assumem efetivamente os mandatos que lhe foram conferidos pelas urnas. A posse é um ato de competência do Poder Legislativo, assim, as Câmaras Municipais é que são responsáveis pela posse dos prefeitos. 

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira