De mecânico de moto a magistrado: conheça o perfil do novo juiz que está mudando o judiciário de Santa Helena

6.497

Publicada 27 de Outubro, 2025 às 10:45

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<
Foto: Reprodução/Correio do Lago

A Comarca de Santa Helena acolhe seu novo Juiz de Direito, Dr. Dionísio Lobchenko Júnior, de 34 anos. Em entrevista exclusiva ao Correio do Lago, o magistrado, natural do Rio Grande do Sul, contou que seu pai queria que os filhos estudassem e por isso decidiu trazer a família e sua mecânica de moto para a cidade de Itaipulândia.

Dr. Dionísio, que está há quatro meses em Santa Helena, compartilhou suas ambições e projetos inovadores para a Comarca, que abrange as cidades de Santa Helena, Diamante d'Oeste e São José das Palmeiras. O grande volume de demandas foi identificado como principal desafio. Ele destacou que a pauta de audiências estava com uma espera de um ano e meio, mas que, com novas estratégias, já conseguiu reduzir esse prazo para cerca de sete meses.

Um dos projetos de maior impacto é o mutirão que será realizado de 24 a 28 de novembro, durante a Semana da Paz em Casa. Com o apoio de um juiz substituto e servidores, o projeto inédito no Estado prevê a realização de 100 audiências de violência doméstica na semana, com pauta dupla (manhã e tarde), visando diminuir a fila de processos em, no mínimo, três meses. O juiz também tem proferido sentenças em audiência com mais frequência, o que diminui o trâmite processual em até seis meses.

A meta do Dr. Dionísio é audaciosa: reduzir o tempo médio de conclusão de processos criminais, que era de mais de três anos, para no máximo oito meses a um ano.

Outro ponto de atenção do magistrado foi a quantidade de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar, que extrapolava a média aceitável para o porte da Comarca, que preconiza cinco crianças.

Com um trabalho concentrado da rede de apoio, o juiz informou ter reduzido em 60 dias o número de acolhidos de 35 para 15, buscando sempre uma solução definitiva (retorno à família de origem ou adoção) para evitar a perpetuação da medida excepcional.

Para quem deseja ingressar na carreira, o juiz recomenda muito estudo, foco e dedicação. Assista à entrevista no vídeo acima saiba mais.

Fonte: Correio do Lago

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Regionais