Quais são os principais desafios de contabilidade para profissionais de TI?

Conheça os três principais desafios de contabilidade para profissionais de TI e entenda como os serviços de contabilidade podem auxiliar.

366

Publicada 09 de Abril, 2024 às 15:06

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A tecnologia mudou muita coisa, incluindo a forma como operamos e lidamos com processos digitais burocráticos. Os profissionais da área, os famosos TIs, são os grandes responsáveis por tudo isso. No entanto, embora saibam tudo de tecnologia da informação, ainda precisam contar com o auxílio de outros profissionais quando o assunto é contabilidade.

De acordo com uma pesquisa feita pela Operand em 2023, o modelo PJ é a modalidade frequente de contratação nas agências de todo o país, somando 51% dos participantes.

Os dados indicam ainda que as três atividades mais terceirizadas são: produção audiovisual, desenvolvimento de sites, fotografia e tratamento de imagem.  Dessa forma, é comum profissionais de TI precisarem abrir uma empresa para emitir notas fiscais e regularizar seus serviços.

É aí que a contabilidade para profissionais de TI entra. Se você é PJ e precisou abrir um CNPJ, vamos mostrar como os serviços contábeis podem te ajudar a superar os desafios de ser um empreendedor ou micro. Confira a seguir!

3 principais desafios de contabilidade para profissionais de TI

De forma geral, o processo de abrir uma empresa é fácil. Difícil mesmo será as obrigações que virão depois, e essas, sim, precisam de um contador. Abaixo, listamos as principais dores de cabeça dos TIs quando o assunto é a gestão contábil de seus negócios. Veja:

Encontrar um escritório de contabilidade especializado

Escritórios de contabilidade não faltam, o problema é encontrar um que seja especializado em demandas de profissionais de TI, que, diga-se de passagem, é um setor bastante diferenciado. Para profissionais da tecnologia, as empresas de contabilidade devem acompanhar seu tempo, investir no mercado digital e nas operações online. Um escritório tradicional, que lida com papéis, não combinará com um profissional tecnológico, certamente.

Conhecer os regimes tributários

Existem três regimes tributários no Brasil, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Identificar qual regime é o ideal para os seus serviços é uma tarefa complicada, mas que um bom contador pode auxiliar.

Complexidade dos sistemas contábeis

A gestão contábil de uma empresa é marcada por muitos processos burocráticos. Normalmente, somente um profissional da área está apto a fazer. Para se manter em dia com as obrigações fiscais e tributárias, é importante, sim, contratar um escritório de contabilidade online.

Como os serviços de contabilidade podem ajudar os profissionais de TI?

Escolher um bom escritório de contabilidade é essencial para que os profissionais de TI mantenham suas obrigações empresariais em dia, por isso, é importante encontrar uma organização especializada no assunto. Veja a seguir quais são as vantagens de contratar os serviços contábeis:

  • Otimização: uma boa contabilidade pode ajudar a minimizar a carga tributária, aproveitando as isenções e deduções fiscais específicas para o setor de TI; 
  • Conformidade Fiscal:  cumprir com as obrigações fiscais é importante para evitar multas e penalizações.
  • Tempo: com profissionais trabalhando na gestão contábil da empresa, você poderá focar exclusivamente em soluções para o TI; 
  • Segurança: os serviços de contabilidade garantem que todas as suas finanças, tanto pessoais quanto empresariais, fiquem seguras e em ordem, garantindo segurança para enfrentar problemas inesperados.

Se você é um profissional de TI e precisa dar conta da gestão do seu negócio, não hesite em procurar contadores aptos para isso. Todo o processo de formalização e regularização é importante para quem tem um CNPJ ativo.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo