Sicredi Vanguarda realizou Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária

O processo assemblear é considerado um dos momentos mais importantes nas instituições financeiras cooperativas.

910

Publicada 09 de Abril, 2024 às 08:50

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Cooperação e transformação! O Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do país, tem como alguns dos seus pilares a gestão participativa e a transparência. A Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ realizou no dia 06 de abril a sua Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária (AGEO), onde reuniu seus coordenadores de núcleo e lideranças para a prestação dos resultados e definições dos rumos no negócio.

Durante a Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária, foram apresentados temas como a prestação de contas relativas ao exercício do ano de 2023 e destinação dos resultados, onde parte serão distribuídos aos associados de forma proporcional à utilização de produtos e serviços ao longo do ano, e as ações de impacto positivo desenvolvidas pela cooperativa, como Fundo Social, ações de educação financeira, culturais, esportivas.

Participaram da assembleia 166 coordenadores de núcleo - responsáveis por representar os votos dos associados, conselheiros, lideranças e gerentes das nossas agências, o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, o presidente do Sicredi nacional, Fernando Dall'agnese, em nome da auditoria, a gerente sênior da Ernst & Young, Daniela Russo Matheus, fez parte da assembleia de forma on-line, além de autoridades convidadas.

"A Sicredi Vanguarda tem feito um grande trabalho no Oeste paranaense e tem expandido os negócios para São Paulo e Rio de Janeiro, onde temos a oportunidade de fazer uma cooperativa ainda maior. A Vanguarda é uma cooperativa que faz bem o seu papel de ocupar espaços no país com o nosso cooperativismo de crédito", expõe Fernando Dall'Agnese, Presidente Sicredi Nacional.

Segundo Aldo Dagostim, presidente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, "reunir os associados durante as assembleias de núcleo e, agora os seus representantes na AGEO para falar sobre como foi o ano de 2023 e projetar o ano de 2024, é um passo importante para o futuro da cooperativa. É nesse momento, que decidimos os rumos da Sicredi Vanguarda, trazendo para os associados a visão real de dono e demonstrando que temos uma gestão transparente".

No cooperativismo todas as decisões são tomadas em conjunto e durante a AGEO, os delegados aprovaram a alteração e consolidação do Estatuto Social, compreendendo a alteração da quantidade mínima de quotas partes para ingressar na Cooperativa e nela permanecer.

Com o crescimento sustentável da cooperativa, todos ganham. São mais recursos para investir na comunidade, promovendo a inclusão financeira, fortalecendo a economia e apoiando projetos sociais em cada município de atuação do Sicredi. Assim, construímos juntos uma sociedade mais próspera!

"O cooperativismo constrói um mundo melhor, ele pensa na construção da confiança. As assembleias são um grande compromisso do cooperativismo, e a Sicredi Vanguarda tem feito isso com muita nobreza", celebra Manfred Dasenbrock, Presidente Sicredi Central PR/SP/RJ.

Assembleias de Núcleos
A cooperativa Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ reuniu 14.348 associados das regiões do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, durante o período das assembleias de núcleo, realizadas neste ano entre os dias 05 de fevereiro e 20 de março. Os encontros contaram com a apresentação dos resultados financeiros referentes a 2023, alinhamentos para 2024 e a eleição de alguns novos coordenadores de núcleo.

"Está sendo uma grande realização acompanhar o crescimento do cooperativismo nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Nas últimas assembleias tivemos uma grande participação dos nossos associados, mostrando nossos resultados, votando e colocando na mão dos delegados a vinda para a AGEO", comenta Fabrice Six Winandy, Conselheiro de Administração da Sicredi Vanguarda na região de São Paulo.

Coordenador de Núcleo ou Delegado
O coordenador de núcleo é o associado pessoa física eleito em assembleia de núcleo, encarregado de promover diálogo sobre a gestão e o desenvolvimento da cooperativa e representar os associados nas assembleias gerais, com poder de voto para aprovar os itens em pauta.

É importante ressaltar, que a assembleia contou com a presença dos coordenadores do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Ana Carolina dos Santos Alberton, Coordenadora de Núcleo de Volta Redonda/RJ contou sobre a realidade do cooperativismo na região onde atua e o papel como representante eleita. "No Rio de Janeiro, é muito nova essa ideia do cooperativismo, e o nosso papel como coordenadores é propagar essa missão. Então, é muito bacana quando a gente está aqui no Paraná, próximo de quem vive o cooperativismo, e conseguir levar essa essência para os moradores da nossa região".

"Um ponto alto da nossa assembleia, foi o depoimento dos nossos conselheiros e coordenadores mostrando o valor que as pessoas têm no Sicredi, e a confiança da nossa liderança. Com depoimentos como os deles, mostramos o quanto a Sicredi faz diferença na vida das pessoas", finaliza, Aldo Dagostim.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.600 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Créditos: Assessoria de Comunicação e Marketing Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira