Nome negativado: como consultar e reverter essa situação

Estar com o nome negativado é um problema, infelizmente, bastante comum em todo o Brasil. Mais de 71 milhões de brasileiros têm o seu CPF negativado - ou seja, estão inadimplentes e sofrem com as consequências disso. Além da dificuldade financeira gerada pela dívida em si, há também dificuldades em obter crédito, além de processos judiciais e impactos negativos na saúde mental do endividado.

1.285

Publicada 26 de Março, 2024 às 10:28

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Sem dúvida, trata-se de uma situação problemática, e quanto mais informações a respeito de como consultar seu status financeiro e de como se livrar desse problema sério, melhor. Conhecer mais sobre o que é ter seu nome negativado, como lidar com toda essa situação e quais as melhores dicas e ações para reverter o quadro é essencial para uma vida financeira saudável. 

Entenda o que é ter o nome negativado

Ter o nome negativado - conhecido popularmente como nome sujo -, é, basicamente, estar inadimplente por conta de uma ou mais dívidas que protestaram seu nome em cartório, tornando público o fato do indivíduo ser um devedor. Esta é uma situação que gera várias consequências e atrapalha diretamente a vida de alguém. 

Toda dívida que não for paga pode resultar em um nome negativado, e caso várias forem protestadas em seu nome, então é necessário pagar cada uma para "limpar" seu CPF. E, vale dizer que além de todas as consequências inerentes ao nome negativado, esse estado também implica em baixo score.

Quais são as consequências de possuir o nome negativado?

Várias consequências acompanham quem está com o nome negativado, destaca-se a dificuldade de conseguir crédito e a falta de liberdade financeira e muitas outras prejudicam a qualidade de vida de uma família inadimplente. As principais consequências de estar com o nome negativado incluem:

Dificuldade em obter crédito

Das consequências de estar negativado, a dificuldade em conseguir crédito é a principal. Como a maioria dos serviços de crédito estão condicionados à confiança do pagamento, a maioria se fecha para os que estão inadimplentes. Sendo assim, negativados têm uma enorme dificuldade em contratar:

 - Empréstimos;
 - Seguros;
 - Licenciamento;
 - Cartões de crédito. 

A maior parte desses produtos não está disponível para aqueles que têm um nome negativado. Até que todas as dívidas que foram protestadas sejam pagas, é difícil conseguir utilizar qualquer um desses serviços. 

Processos judiciais

Pessoas com nome negativado podem receber processos judiciais dos credores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. O grande problema são as consequências desses processos judiciais, que podem ser variadas e de acordo com o parecer do juiz. Entre as diversas decisões possíveis estão:

 - Suspensão do passaporte do negativado;
 - Tomada dos seus bens para pagamento da dívida;
 - Suspensão de sua CNH. 

Essas são algumas das decisões que podem ser oriundas de um processo judicial. Lembre-se que todo negativado pode receber um, tudo depende do que o credor achar cabível para receber a sua dívida. 

Problemas relacionados à dívida

A condição de ter o nome sujo já é por si só um terrível problema, uma consequência que deve ser sofrida por todos os que já estão inadimplentes. Entre alguns problemas relacionados às dívidas estão:

 - Estresse;
 - Dificuldade em lidar com a família;
 - Alteração no estado de humor;
 - Falta de sono;
 - Falta de liberdade financeira. 

Todo negativado de alguma forma deve lidar com esses problemas que estão intimamente relacionados à sua condição financeira. E quanto mais demorado for o pagamento dessas dívidas, pior fica, uma vez que os juros correm mesmo com o nome negativado. 

Como saber se meu nome está negativado?

Se você tem dúvidas sobre como seu nome está negativado, o melhor lugar para verificar é o aplicativo do Serasa. No aplicativo é possível identificar vários aspectos que envolvem a sua situação financeira e seu CPF, entre elas se há alguma conta que negativou ou que irá negativar o seu nome em breve. 

O aplicativo está disponível para todo dispositivo móvel, especialmente para os smartphones, e pode ser baixado e utilizado a qualquer hora do dia. Para isso basta se cadastrar e colocar todos os seus dados financeiros. E para saber como usar, veja o passo a passo de como saber se meu nome está sujo com o Serasa. 

O que fazer para reverter a situação do nome negativado?

Existem certas práticas que devem ser realizadas e que auxiliam a sair da condição de inadimplente, como uma organização financeira e a busca por uma renda extra. Entre as diversas dicas e possibilidades abertas para quem deseja tirar seu nome do Serasa e voltar a desfrutar de mais liberdade financeira, destacamos algumas abaixo. 

Identifique quais são as finanças que negativaram seu nome

Entre no Serasa e veja quais são as principais dívidas, aquelas que fizeram o seu nome ficar sujo. Essas devem ser priorizadas e pagas assim que possível, pois são a raiz do problema. Identifique também se há opções de renegociação, algo que pode te salvar financeiramente e ajudar a pagar essas contas. 

Mapeie seus gastos

Para conseguir obter o melhor controle possível de todas suas finanças é necessário mapear e organizar seus gastos, identificar quais são aqueles que podem ser considerados desnecessários e evitá-los ao máximo. Veja quais são suas principais contas, de modo a organizar e pagar aquelas consideradas mais essenciais. 

Deste modo também é possível evitar gastos que podem ser deixados de lado, compras realizadas por impulso e outras que podem ser deixadas de lado. Essas são as compras mais problemáticas e que quanto mais evitadas, melhor será a sua vida financeira. O ideal é sempre manter seus gastos em ordem para sair do vermelho. 

Converse com a família e engaje todos da casa 

Os chefes de família que estejam nesta situação devem deixar todos em casa cientes das dívidas. Não para preocupar, mas para que eles entendam a seriedade da situação e possam auxiliar a sair dela, uma vez que é necessário que nenhuma compra seja realizada fora do orçamento. 

Saiba qual seu orçamento exato

O orçamento deve ser levado em conta na hora de pagar todas as contas, limpar seu nome e sair do vermelho. Orçamento é toda renda que entra em sua casa e ele deve ser dividido para conseguir pagar as contas básicas da rotina, gás, energia, água, aluguel, entre outras, e também as que negativaram seu nome. 

Busque uma renda extra

Uma dica essencial é buscar algum tipo de renda extra, seja na forma de trabalho, hora extra ou até mesmo investimentos. Hoje, com o mercado digital, existem diversas opções de investimentos considerados seguros, confiáveis e com rendimentos fixos, sem muita variação. Entre alguns, estão:

 - CDBs;
 - LCAs;
 - LCIs;
 - CRIs.

Esses são alguns investimentos especiais de renda fixa e que não colocam seu dinheiro em risco. Invista para conseguir um fortalecimento em seus rendimentos e tenha mais liberdade para pagar suas contas, especialmente aquelas que já negativaram seu CPF. 

Quais são as vantagens de ter nome limpo?

Existem várias vantagens em ter o seu nome limpo, mais liberdade financeira, possibilidade de contratar crédito e até mesmo mais confiança no mercado. Uma pessoa com o CPF limpo e sem qualquer restrição ainda tem muito mais oportunidade em serviços e contratação de crédito. Veja mais as vantagens de ter o nome limpo!

 - Mais liberdade financeira;
 - Possibilidade de contratar: empréstimos, cartão de crédito e financiamento;
 - Mais confiança no mercado;
 - Melhores serviços oferecidos por bancos;
 - Melhores condições para contratar seguros. 

Essas são algumas das principais vantagens de ter o nome limpo, além da falta de necessidade de se preocupar com dívidas que se acumulam e seus juros compostos. Estar com o nome limpo traz muito mais paz de espírito e uma perspectiva financeira muito mais saudável para o indivíduo e sua família. 

Não deixe de procurar por sua liberdade financeira e garantir que você e sua família tenham um orçamento estruturado e saudável. O nome negativado pode trazer várias complicações momentâneas ou a longo prazo, e é essencial que esse quadro seja evitado ao máximo. 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo