Outono começa com previsão de geada para 3 regiões. Saiba quais

O outono começa nesta quarta-feira (20/3), com grande possibilidade de queda nas temperaturas em diferentes regiões do Brasil. A previsão para a nova estação conta também com geadas, chuvas intensas e até possibilidade de neve em locais isolados.

3.466

Publicada 20 de Março, 2024 às 14:13

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O outono começa nesta quarta-feira (20/3), com grande possibilidade de queda nas temperaturas em diferentes regiões do Brasil. A previsão para a nova estação conta também com geadas, chuvas intensas e até possibilidade de neve em locais isolados.

O outono inicia às 0h06 desta quarta e termina às 17h51 de 21 de junho, segundo o prognóstico climático da estação produzido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A estação marca a transição do verão quente e úmido e o inverno frio e seco, em especial na região central. Durante esse período, as chuvas ficarão mais escassas no interior do país, em particular no semiárido do Nordeste.

A previsão do Inmet é de fenômenos adversos, como nevoeiros, geadas, chuvas fortes e até neve. Confira como ficará cada região do país durante a nova estação:

  • Centro-Oeste: nevoeiros, geadas e friagem
  • Norte: friagem e chuva
  • Nordeste: chuva
  • Sul: nevoeiros, geadas e neve,
  • Sudeste: nevoeiros, geadas e neve

O outono é caracterizado por entradas de massas de ar frio vindas do sul do continente que são responsáveis pela queda das temperaturas, em especial no Sul e Sudeste.

No Centro-Oeste, a previsão de geada vale apenas para o Mato Grosso do Sul. O estado também pode registrar queda nas temperaturas, assim como no sul da região Norte e em Mato Grosso.

A neve, por outro lado, pode ser registrada apenas nas áreas serranas e nos planaltos da região Sul.

Frente fria

O Inmet emitiu alerta, nessa terça-feira (19/3), para o avanço de uma frente fria na região Sul a partir desta quarta-feira (20/3). O Rio Grande do Sul, em especial, tem possibilidade de registrar 100 milímetros de chuva por dia mais no sul do estado.

Entre a noite de quarta e a manhã de quinta-feira (21/3), a previsão é de temporal, com queda de granizo em pontos isolados e rajadas de ventos de até 80 km/h no Rio Grande do Sul.

Já no fim da semana, entre sexta (22/3) e sábado (23/3), a frente fria deve avançar para o Sudeste, com previsão de provocar chuvas fortes, com acumulado de até 70 milímetros. A precipitação pode ser registrada entre o Vale do Paraíba, em São Paulo, Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo.

As temperaturas devem registrar queda no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná durante a quinta-feira. Agora, na sexta, os termômetros podem cair no Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e de Goiás, assim como em São Paulo, Rio de Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais.

A queda nas temperaturas acontece uma semana depois que o Inmet emitiu alerta de onda de calor para o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fonte: Metrópoles

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo