Indiano recupera as 2 mãos após fazer transplante de alta complexidade

Médicos do Hospital Sir Ganga Ram, na Índia, trabalharam por 12 horas em um transplante para reconstruir os membros de Raj Kumar, 45 anos

2.534

Publicada 08 de Março, 2024 às 13:49

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<
X/@DDNewslive

Um indiano de 45 anos passou por um transplante de alta complexidade para tentar reverter as consequências de um acidente que causou a amputação de suas duas mãos. Raj Kumar recebeu alta do Hospital Sir Ganga Ram, da Índia, na última quinta-feira (29/2), depois de passar aproximadamente seis semanas internado.

O pintor atravessava os trilhos de uma ferrovia próxima a sua casa, em Deli, em outubro de 2020, quando foi atingido por um trem e perdeu os dois membros superiores.

"Estava mancando devido a uma lesão na perna. Escorreguei nos trilhos e minha bicicleta ficou presa. Tentava puxar a bicicleta com as mãos quando fui atropelado", contou Raj, ao jornal India Today.

O indiano tentou usar próteses, mas não teve sucesso. Em fevereiro de 2022, o Hospital Sir Ganga Ram tornou-se o primeiro do norte da Índia a receber permissão para realizar transplantes de mão e Raj entrou na lista de espera da instituição.

Transplante de mãos

O paciente passou por uma bateria de exames detalhados até que um doador compatível surgiu em janeiro deste ano.

O transplante foi realizado em 19 de janeiro, em um procedimento de 12 horas, com 11 médicos. Os profissionais conectaram ossos, artérias, veias, tendões, músculos, nervos e pele em uma cirurgia delicada para garantir a integração das mãos.

De acordo com o médico Mahesh Mangal, presidente do Departamento de Cirurgia Plástica e Cosmética do hospital, Raj já voltou a sentir os membros e a mover os cotovelos. As unhas dele também já começaram a crescer - o que é um indicador de sucesso do procedimento - e foram cortadas pela primeira vez na última quarta-feira (28/2).

"Leva algum tempo para os nervos se reconectarem. Ele começou a mover o cotovelo, mas mover a mão e os pulsos levará algum tempo", informou Mangal. De acordo com o médico, o paciente pode demorar cerca de seis a sete meses para começar a sentir sensações como dor e calor. Por isso, ele deve tomar cuidado para não tocar em nada que esteja muito quente ou muito frio.

De acordo com os médicos, o paciente deverá tomar medicamentos imunossupressores pelo resto da vida para evitar infecções ou a rejeição aos membros transplantados.

"A imunidade dele está um pouco baixa. Então ele tem que tomar cuidado para não pegar nenhuma infecção. Ele vai tomar medicação anti-rejeição por toda a vida, o que também inclui medicação imunossupressora dada para transplantes de fígado ou rim", disse o médico.

 

Fonte: Metrópoles

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo