Nova fase da Lesa Pátria cumpre seis mandados no Paraná

Segundo Polícia Federal, ordens judiciais são para busca e apreensão, além de monitoramento por tornozeleira eletrônica.

1.610

Publicada 29 de Fevereiro, 2024 às 08:28

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<
Foto: Divulgação/Ministério da Justiça e Segurança Pública

A Polícia Federal (PF) realiza nesta quinta-feira (29) a 25ª edição da Operação Lesa Pátria, com seis mandados expedidos para o Paraná.

A operação investiga suspeitos de fomentar e financiar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes golpistas invadiram as sedes dos três poderes em Brasília (DF).

De acordo com a Polícia Federal (PF), são cumpridos três mandados de busca e apreensão no estado e três mandados de monitoramento com tornozeleira eletrônica, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Até a última atualização desta reportagem, a polícia não tinha divulgado quem são os alvos dos mandados no estado, nem em quais cidades residem.

Ações ocorrem, além do Paraná, no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal.

Operação permanente
 
De acordo com a Polícia Federal, as investigações da Lesa Pária continuam em curso. A polícia calcula que a quantia dos danos causados ao patrimônio público em 2023 possa ser de R$ 40 milhões.

"Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Fonte: G1

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo