Associados da Lar são premiados por iniciativas sustentáveis

1.103

Publicada 14 de Fevereiro, 2024 às 07:57

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Se consolidando como uma importante premiação entre a família associada, em 2023 o Prêmio Lar de Sustentabilidade alcançou resultados excepcionais ao superar a edição anterior, envolvendo produtores das áreas de grãos e da pecuária em uma disputa saudável, incentivando e reconhecendo as Boas Práticas do ESG. Nesta 2ª edição foram 207 inscrições, sendo 165 propriedades avaliadas, número 40% maior do que no primeiro ano.

"Os associados que participam dessa iniciativa relatam experiências extraordinárias sobre o ganho adicional de ter uma propriedade socialmente mais organizada, ambientalmente correta e com um sistema de governança que funciona e ainda são premiados por isso. Dessa forma, estimulamos a melhoria contínua com o objetivo de agregar valor para a produção da família associada", destacou o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues.

No fim do mês de janeiro, foram revelados os ganhadores da 2ª edição do Prêmio Lar de Sustentabilidade, durante cerimônia de premiação realizada no Centro Administrativo da Lar, em Medianeira (PR). A Diretoria Executiva da Cooperativa, superintendentes e gerentes de divisão e de unidades prestigiaram o momento que marcou o encerramento do ciclo de avaliações de 2023. Considerando os critérios do regulamento e questionário de avaliação, foram selecionados seis associados(as) divididos em duas categorias, onde foram contemplados com uma viagem para o nordeste brasileiro.

Na categoria "Produção de Grãos", o associado Jean Michel Weber, de Sete Quedas (MS), conquistou o primeiro lugar. "É gratificante receber um prêmio como esse porque valoriza o nosso trabalho, o nosso cuidado com o meio ambiente que não começou agora e serve também para nos auxiliar em pontos que precisamos melhorar", afirmou o vencedor da categoria. A segunda posição ficou com Ezir Maria Tasca Piati, de Céu Azul (PR) e em terceiro Alesandro Parise, de Santa Terezinha de Itaipu (PR).

Já na categoria "Pecuária", o associado Fernando Langwinski, de Santa Terezinha de Itaipu (PR), atingiu a melhor pontuação e garantiu o primeiro lugar. "Não fazemos esse trabalho apenas pela premiação, são práticas que adotamos há muito tempo e com essa iniciativa da Lar conseguimos aprimorar as técnicas e com isso contribuir com o meio ambiente", disse o ganhador da categoria.  O associado Hilário João Kunzler, de Missal (PR) ficou com a segunda posição, enquanto o terceiro lugar foi para o associado Jakson Demétrio Lamin, de Matelândia (PR).

Na oportunidade, também foi lançado oficialmente o Selo Lar de Sustentabilidade, uma novidade da segunda edição do prêmio certificando propriedades que obtiveram atendimento igual ou superior a 90% na média geral e acima de 75% em todos os pilares no checklist de avaliação. Com validade de um ano, o certificado foi entregue a 16 propriedades de associados que se destacaram no compromisso com as boas práticas sustentáveis.  

"Com essas iniciativas, ganha o nosso associado, ganha a Cooperativa, ganha o meio ambiente e a comunidade de forma geral. Sustentabilidade é isso, é quando todos ganham, trabalhando em conjunto, em prol de um mundo melhor. A Lar Cooperativa e seus associados estão engajados com essa causa", ressaltou o superintendente Administrativo e Financeiro da Lar, Clédio Marschall.

Próximos passos para o Prêmio e Selo Lar de Sustentabilidade

Para os participantes da 2ª edição do Prêmio Lar de Sustentabilidade será ofertada a devolutiva quanto aos resultados da avaliação realizada em 2023, sugerindo pontualmente o que pode ser aperfeiçoado na propriedade. As devolutivas iniciarão em fevereiro e se estendem até abril. Para os associados destaques do Selo Lar de Sustentabilidade, será realizado o assessoramento técnico e acompanhamento próximo na busca pela melhoria contínua da sustentabilidade através de um programa continuado.

3ª Edição do Prêmio Lar de Sustentabilidade

A abertura das inscrições está prevista para 11 de junho de 2024, com data de término prevista para 31 de julho de 2024. As divulgações serão via canais oficiais da Lar Cooperativa. No caso de dúvidas, o gerente de unidade deve ser acionado.

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira