Quem é Javier Milei e quais são as propostas do novo presidente da Argentina

1.325

Publicada 20 de Novembro, 2023 às 08:52

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<
Imagem: REUTERS/ Agustin Marcarian

A Argentina tem um novo presidente: Javier Milei venceu o atual Ministro da Economia, Sergio Massa, com 55,75% dos votos, ante os 44,24% do seu adversário peronista, com 98,01% dos votos apurados.

Apesar de ter ficado em segundo lugar no primeiro turno, o candidato do partido de extrema-direita La Libertad Avanza manteve a tradição política argentina de que aquele que vence a primária, consegue se sagrar alguns meses depois o presidente da república.

Quem é Javier Milei?
Em 2021, Milei foi eleito para o parlamento com o já conhecido discurso outsider, alinhando-se, de acordo com suas palavras, "quase naturalmente" aos ex-presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump.

Foi também durante as eleições parlamentares de dois anos atrás que Javier Milei disse ser um anarcocapitalista. Entre as medidas defendidas por Milei, está a privatização de todas as estatais argentinas.

O candidato também disse que a dolarizaração completa do país vizinho é a chave para o controle da inflação, de maneira que se poderia abolir até mesmo o Banco Central.

Além de declarações ultraliberais sobre a economia, o presidenciável criou polêmica ao se posicionar favoravelmente à liberação irrestrita de armas de fogo e até mesmo da venda de órgãos. "É somente mais um mercado", chegou a declarar Milei.

Bullying, consultas de tarot e conversas com o 'além'
Javier Milei é um economista formado pela Universidade de Belgrano e atuou em consultorias, bancos e grupos de políticas econômicas.

O candidato ganhou projeção para o público a através de participações em talk shows argentinos. Ele possui também o seu próprio programa de rádio, nomeado de "Derrubando Mitos".

Nas redes sociais, tem milhões de seguidores ? só no Instagram são 2 milhões. Ele rifou seu salário como deputado, em um gesto de desprezo com os benefícios dos políticos.

Em uma de suas participações televisivas, Milei confessou ter apanhado dos pais e ter sofrido bullying no colégio em que estudava na capital argentina, onde era chamado de "o louco".

Também é alvo de muitas especulações a sua relação com a irmã, Karina Milei, que é gerente da sua própria campanha, e a quem Javier chama de "o chefe".

Segundo uma biografia não-autorizada, repercutida pelo jornal argentino La Nación, o candidato faz leitura de tarô com sua irmã para avaliar em quem pode confiar. Diz-se ainda que Javier utiliza das definições de parapsicólogos para entrar em contato com o seu cão falecido, buscando conselhos do além.

Quais são as propostas do novo presidente?
Milei é um economista ultraliberal, logo entre as suas principais bandeiras estão a dolarização da Argentina e fim da moeda local, o peso. Além disso, ele quer fechar o Banco Central.

Ainda do lado econômico, ele pretende diminuir o tamanho do Estado, cortar gastos com aposentadorias e pensões, avançar com privatizações de empresas públicas e promover reformas tributária e trabalhista.

Fonte: Money Times

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo