Fumaça de incêndios no Pantanal chega ao oeste do Paraná

4.720

Publicada 17 de Novembro, 2023 às 15:27

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<
Prédios da região central de Medianeira encobertos pela fumaça, na tarde desta sexta-feira (17)

A fumaça dos incêndios que atingem o Pantanal há mais de 30 dias chegou à região oeste do Paraná.

O nevoeiro, que já podia ser observado desde a quinta-feira (16), tomou conta da paisagem em Medianeira e vários municípios da região.

Segundo o SIMEPAR, a fumaça dos incêndios no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul é trazida pelas correntes de vento que vem da região norte em direção ao sul.

Ainda de acordo com o SIMEPAR, há previsão de chuva para os próximos dias, o que deve fazer com que a fumaça se disperse, melhorando o ar.

Incêndios no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul decretaram situação de emergência em razão de incêndios na região norte do Pantanal. As medidas viabilizam a participação do Governo Federal em áreas estaduais por meio da Defesa Civil, além da transferência de recursos para as ações de combate aos incêndios florestais e municípios atingidos pelo desastre.

O decreto de Mato Grosso, publicado na terça-feira (14), tem vigência de 60 dias e é um reforço a outra medida que determinou a prorrogação do período proibitivo para queimadas no estado até 30 de novembro, para atender uma exigência do Governo Federal no pedido de apoio para combate aos incêndios.

Em Mato Grosso, as chamas se concentram no Parque Nacional (Parna) do Pantanal, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Dorochê, nos parques estaduais Encontro das Águas e Rio Negro e em propriedades particulares. A preocupação é com o avanço de incêndios para a região norte de Mato Grosso do Sul.

Em Mato Grosso do Sul, o decreto de emergência, também publicado na terça-feira (14), terá vigência de 90 dias e vale para os municípios de Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho, cidades da região pantaneira mais afetadas pelos incêndios.

Redação: Guia Medianeira com Agência Brasil

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira