Cataratas do Iguaçu registram 2ª maior vazão da história

Passeio turístico de barco foi suspenso. Volume de água registrado dobrou em menos de um dia. Grades da passarela também foram retiradas por segurança. Fortes chuvas atingem o Paraná há dias.

1.534

Publicada 30 de Outubro, 2023 às 08:44

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<
Foto: Nilmar Fernando

As Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, registram neste domingo (29), a segunda maior vazão da história já registrada pela Copel: 18,6 milhões de litros por segundo às 15h.

Um dia antes, às 15h de sábado (28), a vazão estava em 7,7 milhões de litros de água por segundo. A vazão normal é de 1,5 milhão de litros de água por segundo.

O anúncio foi feito pela concessionária que administra a visitação Parque Nacional do Iguaçu. As grades da passarela também foram retiradas por técnicos como parte do protocolo de segurança.

Conforme a concessionária, ao longo da semana o acesso à passarela pode ser liberado caso a vazão diminua, chegue à média de 7 a 8 milhões de litros de água por segundo, e não tenha previsão de nova alta.

Ainda de acordo com a concessionária, o parque está aberto para visitação, inclusive todo os mirantes da Trilha das Cataratas.

Também como parte das medidas de segurança, o passeio turístico de barco do Macuco Safari foi suspenso neste domingo.Devido à quantidade de água, na manhã deste domingo (29) a passarela mais próxima às quedas das Cataratas foi fechada temporariamente.

Fonte: G1

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Regionais