Como vai ser o eclipse solar de 2023 na região?

4.726

Publicada 10 de Outubro, 2023 às 09:57

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<
Pixabay

No dia 14 deste mês acontecerá um dos principais eventos astronômicos de 2023: o eclipse anular do Sol, que será visível em todo o Brasil, de forma parcial ou total, dependendo da região. No Paraná, incluindo Oeste e região, o eclipse solar será visível de forma parcial.

Ou seja, será possível ver parte do Sol eclipsado pela Lua, veja abaixo. Na última vez em que ele ocorreu, em 2021, foi registrado apenas na região do Ártico.

Raridade

Por isso o fenômeno raro também é conhecido como "anel de fogo", e acontece, portanto quando a Terra, o Sol e a Lua se alinham, da mesma forma que no eclipse total. Mas em algumas ocasiões, o satélite natural pode estar mais distante para cobrir completamente o disco solar.

De acordo com Zorzan, o eclipse começará às 15h30, mas os melhores horários para visualização ocorrem a partir das 16h, quando já se vê com clareza um pedacinho do Sol sendo encoberto.

Melhores locais para observação

O eclipse anular terá visão parcial no Brasil em boa parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Para quem mora nestas áreas, vale à pena olhar para o céu por volta das 15h, no dia 14 de outubro, tendo a chance de ver parte do fenômeno, desde que as condições climáticas colaborem.

Já quem mora nas regiões Norte e Nordeste poderá visualizar o anel de fogo ao redor do Sol em sua totalidade, durante alguns minutos. A faixa de anularidade vai passar por Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Só duas capitais poderão ver a anularidade: Natal (Rio Grande do Norte) e João Pessoa (Paraíba).

Em todo o restante do Brasil será possível ver um eclipse parcial. Por volta das 16h48 (horário de Brasília), o fenômeno inicia a sua jornada final, que se encerrará ao pôr do sol, em mar aberto.

O eclipse anular do Sol na região 

O eclipse anular vai ser visível em parte do Norte e nordeste do Brasil, enquanto na região Oeste haverá um eclipse parcial, que, segundo Zorzan, ocorre quando a Lua cobre apenas uma parte do Sol. "Então, assim, surge uma cena em que o Sol fica parecendo uma Lua minguante. Nossa região, vai ter entre 30 a 40% do Sol encoberto, o que já causará uma excelente visualização", diz Zorzan.

Cuidados com a visão

No entanto, independentemente da região, Zorzan destaca que observação do eclipse requer cuidados, não sendo recomendado olhar diretamente para o Sol, o que pode causar danos permanentes à visão. Há filtros especiais para esta atividade, atendendo a padrões de segurança internacionais, para uso em câmeras, binóculos e telescópios.

"Quem quiser olhar para o céu, pode usar filtros adequados. Ou filtro de solda N°14 (ou maior, ISO 12312-2), que é barato e fácil de achar. Lembrando que nunca deve olhar para o Sol sem proteção", diz. Além do filtro de soda nº14, outra recomendação do profissional é visualizar o eclipse por projeção, sem o auxílio de qualquer instrumento óptico.

"Quando eu estou, por exemplo, debaixo de uma árvore e vejo a luz do sol entre as folhas, geralmente são bolinhas, porque é projeção do sol. Então se eu pegar um furo no telhado, ele vai projetar uma bolinha no sol, porque ele projeta o sol. Se eu fizer um furo em um papelão, a luz que atravessa esse furinho vai fazer uma bolinha, porque vai estar projetando o sol. No dia do eclipse, se eu fizer isso ele vai mostrar o sol eclipsado.

Então se eu olhar a sombra das árvores eu vou ver o desenho de um 'mini sol' com um pedacinho faltando que está encoberto pela lua. E o mesmo se eu fizer uma projeção com papelão, um furo no telhado. A maioria das pessoas nunca presta atenção nisso, porque acha que a gente vê redondo na luz que passa por um buraco na árvore ou um furo de telhado ou algo assim, porque é um furo redondo? Não, é porque projeta o sol, então no dia do eclipse ela vai projetar o sol como o sol está se mostrando ali".

Óculos de sol protege?

Sobre a necessidade de proteção, ele ainda alerta que óculos de sol não servem como proteção para observar eclipse.

Fonte: GMC

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo