Chuva em SC deixa 1 morto, causa estragos e suspende a Oktoberfest

Dezessete municípios decretaram situação de emergência e mais de 1 mil moradores foram atingidos. Nesta sexta, há previsão de chuva intensa com chance de enxurradas e alagamentos.

2.020

Publicada 06 de Outubro, 2023 às 09:29

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<
Foto: Patrick Rodrigues/ NSC

As chuvas que atingem Santa Catarina desde o início da semana ganham intensidade nesta sexta-feira (6) com risco alto para enxurradas e alagamentos. Por conta disso, diversos municípios que já foram atingidos, registraram interdições em rodovias e têm previsão de novos temporais cancelaram aulas, eventos e festas previstas para os próximos dias.

Até a noite de quinta-feira (5), 60 municípios foram atingidos, uma pessoa morreu e houve feridos. Por conta da previsão, a edição de 2023 da Oktoberfest de Blumenau foi suspensa no fim de semana. Já em Timbó, a Festa do Imigrante foi adiada.

Segundo a Defesa Civil estadual, a instabilidade permanece até domingo (7) e cidades do litoral Sul, Serra e Oeste podem registrar acumulados entre 150 e 200 milímetros (veja mais abaixo).

As fortes chuvas em Santa Catarina já causaram estragos em ao menos 54 cidades, segundo a Defesa Civil. Sete municípios decretaram situação de emergência. O estado também registrou uma morte e dois feridos.

Dezessete municípios decretaram situação de emergência. São eles: Papanduva, Curitibanos, Canoinhas, Brunópolis, Laurentino, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Corupá, Presidente Getúlio, Frei Rogério, Itaiópolis, Monte Carlo, Erval Velho, Aurora e Mafra.

Até quinta, 1.084 pessoas atingidas, das quais 504 ficaram desalojadas e mais 80 estão desabrigadas.

Eventos adiados e suspensos
 
Além da suspensão da edição de 2023 da Oktoberfest de Blumenau no fim de semana e o adiamento da Festa do Imigrante em Timbó, o show de quinta-feira (5) do ator e humorista Helio de La Peña, ex-Casseta & Planeta, foi cancelado.

Em Blumenau, o mutirão de consultas com especialistas que ocorreria no próximo sábado (7) na Policlínica e a vacinação nos postos foram interrompidas a partir desta sexta-feira (6).

Previsão
 
Na tarde de sexta a instabilidade ganha força, com risco para temporais em todas as regiões de Santa Catarina, segundo a Defesa Civil. A noite de sexta e o sábado será o período de maior chuva, conforme o órgão estadual.

"Os temporais vêm acompanhados com intensas rajadas de vento e eventual queda de granizo, que podem provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica", informou a Defesa Civil.

Já no domingo, os acumulados de chuva se espalham para todo o estado, com acumulados de até 150 milímetros entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis.

O risco é alto para ocorrências associadas a enxurradas e deslizamentos e muito alto para inundações graduais.

Fonte: G1

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo