Oito trabalhadores são resgatados de situação análoga à escravidão em pedreira no PR

Conforme o MPT, além de estarem com salários atrasados, trabalhadores estavam alojados em locais precários, sem mínimas condições de higiene, sem carteira de trabalho e EPIs.

2.308

Publicada 06 de Julho, 2023 às 14:08

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Oito trabalhadores foram resgatados de situação análoga à escravidão em uma pedreira em Três Barras do Paraná, na região sudoeste do estado, segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT).

A operação de resgate com apoio da Polícia Federal ocorreu após denúncia feita ao órgão. Durante a fiscalização, foi constatado que as vítimas estavam em "condições degradantes de trabalho".

Além de estarem com salários atrasados, os trabalhadores estavam alojados em locais precários e sem as mínimas condições de higiene, segundo o MPT.

Denúncias do crime de trabalho análogo à escravidão podem ser feitas via aplicativo, também pelo site do MPT, pelo disque 100, assim como diretamente nas unidades de Ministério Público do Trabalho.

Também foi constatado que eles não constavam registro em carteira de trabalho e trabalhavam sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O MPT-PR e o empregador assinaram conjuntamente um termo de Ajustamento de Conduta. O empregador realizou pagamento dos valores devidos aos trabalhadores e se comprometeu a respeitar as exigências da legislação trabalhista, sob pena de multa.

Os trabalhadores, de municípios da região sudoeste do Paraná, retornaram para as cidades de origem, segundo o MPT.

Fonte: G1 Paraná

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo