5 itens domésticos que são mais perigosos do que você imaginava

1.229

Publicada 15 de Maio, 2023 às 14:27

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Quando estamos no conforto de nossas casas, gostamos de imaginar que estamos no controle das coisas ao nosso redor. Logo, você jamais pensaria que estaria colocando sua vida em risco ao realizar qualquer tipo de tarefa doméstica, certo? Contudo, nem tudo no mundo é simples como parece.

Para o nosso azar, os seres humanos não são exatamente as criaturas mais resistentes do nosso planeta e estamos constantemente expostos a riscos que se escondem dentro de nossos domicílios. Você quer entender sobre o que estamos falando? Então veja só essa lista com cinco itens domésticos que são mais perigosos do que você imaginava!

1. Canela

Para quem olha de longe, a canela é um produto completamente inofensivo e com um odor bastante agradável. Porém, essa especiaria possui dois tipos diferentes: a canela-verdadeira e a canela-aromática, sendo que uma delas possui muito mais de um composto ativo capaz de causar danos ao fígado dos seres humanos.

A canela-verdadeira, que é a mais vendida nas lojas, contém uma grande quantidade de cumarina, substância que pode facilmente causar toxicidade hepática nas pessoas. Estudos científicos indicam que qualquer consumo diário de canela-verdadeira que ultrapasse uma colher de chá e meia já pode ser o suficiente para causar danos no fígado a longo prazo.

2. Desodorantes

Para quem já leu um rótulo de desodorante, é possível notar que todos eles contêm sinais de advertência claramente escritos. Mesmo com tantos avisos, esse é um utensílio responsável por múltiplos acidentes domésticos. Entre 2001 e 2020, o Reino Unido registrou 11 mortes pelo mau uso de desodorantes.

Como esse produto contém altos índices de butano, inalá-lo em quantidades exageradas pode causar asfixia. 

3. Noz-moscada

A noz-moscada pode servir como um ótimo tempero para bolos e outras receitas culinárias, mas a verdade é que esse alimento contém um composto ativo chamado miristicina, altamente perigoso para os humanos. Esta substância, quando ingerida em grandes quantidades, pode causar sintomas como suor, febre alta, náusea e uma sensação de morte iminente que pode durar 24 horas ou até mais.

Obviamente, existem poucos casos registrados de pessoas que enfrentaram esse problema na história, visto que seria necessário consumir quantias muito exageradas de noz-moscada para ter tamanha reação alérgica. Mesmo assim, melhor se precaver.

4. Alcaçuz

O alcaçuz preto é usado como um pequeno lanche em diversas culturas espalhadas pelo mundo. Porém, seu consumo excessivo pode facilmente ser mortal para os humanos, visto que ele contém um composto perigoso chamado ácido glicirrízico. Embora esse composto seja saudável em pequenas quantidades, comer mais de 56 gramas em duas semanas já é o bastante para causar problemas de saúde.

Os maiores sintomas são pressão alta e redução nos níveis de potássio. Esse é um tópico agravante para pessoas na faixa dos 50 anos ou mais. Em casos mais graves, o indivíduo pode presenciar arritmia cardíaca e níveis de ácido no sangue alterados.

5. Atum

Para quem adora fazer um lanchinho, as famosas latinhas de atum podem ser uma salvação para a criação de um belíssimo sanduíche. O problema, no entanto, é que esse tipo de alimento carrega excesso de mercúrio em sua composição. Segundo especialistas, o recomendado é que adultos não consumam mais do que duas ou três latas por semana. 

Para crianças, gestantes ou lactantes, no entanto, a recomendação é que evitem esse peixe por completo. Mesmo assim, incluir peixes com baixo teor de mercúrio em suas dietas ainda é uma alternativa muito interessante para substituir apenas produtos derivados de carne bovina e de aves.

Fonte: Mega Curioso

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo