Por que os pneus tem pelinhos de borracha?

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Publicada 09 de Maio, 2023 às 14:37

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Os pneus carecas são um verdadeiro risco à vida, facilitando os derrapamentos de veículos e favorecendo os acidentes de trânsito. Um pneu novo, além dos sulcos que escoam a água e evitam a aquaplanagem, vem com alguns "pelos" que acabam servindo para mostrar que o item ainda não foi utilizado.

Algumas pessoas, entretanto, se sentem incomodas com o cabelinho dos pneus e resolvem retirá-los. Isso pode ser feito com uma tesoura bem afiada ou com materiais abrasivos, com o cuidado de não remover a borracha do pneu e a afetar a integridade estrutural do produto. Certos fabricantes, inclusive, realizam esse processo ainda na indústria.

Mesmo que não seja retirado, o cabelinho acaba sendo removido naturalmente à medida que a borracha se desgasta em contato com a pista, sem prejudicar a funcionalidade do pneu. Na verdade, o pelinho não tem nenhum impacto no desempenho do produto, seja na aderência ao solo ou na emissão de sons.

Como são formados os pelinhos de borracha?

Os pelinhos de borracha presentes nos pneus dos carros são conhecidos como aberturas de ventilação ou bigodes de pneu. Eles são resquícios do processo de fabricação e surgem quando o molde do padrão da banda de rodagem é pressionado no pneu.

Durante a vulcanização, que é o processo em que a borracha bruta é aquecida e moldada, ocorre um vazamento de borracha por pequenas aberturas no molde. Quando a borracha esfria e solidifica, os minúsculos fios ou cabelos permanecem presos à superfície do pneu.

Esses pelos são importantes para garantir que não haja gases presos ou bolhas de ar no pneu, o que poderia comprometer sua integridade estrutural e desempenho. Mas depois que saem da fábrica não afetam a direção ou a segurança.

Quando um pneu deve ser substituído?

A substituição de pneus desgastados ou danificados é uma questão de segurança e deve ser tratada com seriedade pelos motoristas. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o item deve ser substituído quando a profundidade dos sulcos da banda de rodagem atingir 1,6 mm. Essa medida vale para todos os sulcos do pneu, e não apenas para um ou alguns deles.

Caso o pneu apresente bolhas ou deformações, é recomendável que seja substituído imediatamente, independentemente da profundidade dos sulcos. Esses problemas podem comprometer a estrutura do pneu e afetar negativamente a dirigibilidade do veículo, colocando em risco a segurança do motorista e dos passageiros.

Não há uma validade definida para pneus, mas é recomendável que sejam substituídos a cada 5 anos, mesmo que não tenham sido muito utilizados. Isso porque o processo de envelhecimento dos pneus é influenciado por fatores como temperatura, umidade e exposição à luz solar, e mesmo sem utilização podem sofrer danos internos que afetam a vida útil.

Fonte: Mega Curioso

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