Criminosos ateiam fogo em ônibus e ameaçam população em novo ataque no RN

Ataque é o primeiro após madrugada violenta no estado. Polícia diz que ações foram planejadas por uma organização criminosa. Até o momento, 11 pessoas foram presas.

1.770

Publicada 15 de Março, 2023 às 08:37

Compartilhar:
Foto: Redes Sociais

Criminosos atearam fogo em ônibus do transporte público de Parnamirim, Natal, e em um ônibus escolar de Macaíba , cidades do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (14). Os ataques foram os primeiros à luz do dia, após a série de ações criminosas ao longo da madrugada no estado.

Ao todo, 19 cidades no Rio Grande do Norte foram alvo de ataques. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado, a ação era anunciada desde a segunda-feira e foi planejada por uma organização criminosa.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (Sesed), até a última atualização desta matéria, 9 pessoas foram presas e aforam apreendidos 18 coquetéis molotov, 1 arma de fogo, 4 motos, 2 galões de gasolina e dinheiro.

Por conta dos ataques e do recolhimento da frota de ônibus, a prefeitura de Natal suspendeu as aulas, inclusive na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e na Universidade Estadual do RN (Uern). A previsão é de que as aulas sejam retomadas nesta quarta-feira (15).

Até o momento, segundo a polícia, as operações para combater os ataques tiveram:

  • 18 presos (sendo 1 adolescente, 1 foragido da Justiça recapturado e 1 tornozelado preso com arma de fogo);
  • 1 morte;
  • 18 artefatos explosivos apreendidos;
  • 3 galões de gasolina apreendidos
  • 1 arma de fogo apreendida;
  • 4 motos apreendidas;
  • 1 carro apreendido;
  • Dinheiro e drogas apreendidos.

O ataque desta manhã em Parnamirim aconteceu por volta das 11h, após a coletiva em que o estado anunciou a ação criminosa, no bairro Bela Vista. Segundo a polícia, quatro criminosos encapuzados chegaram ao terminal rodoviário em duas motos.

Os criminosos jogaram combustível e tocaram fogo no ônibus e em outro veículo no local. O fogo chegou a atingir um poste e parte de um imóvel localizado ao lado. Ninguém ficou ferido.
Os criminosos fugiram após o ataque. No local, a população disse os bandidos fizeram ameaças : "Se denunciar, a gente vai atrás, vai ter morte", teriam dito, segundo os moradores.

Em Macaíba, a ação aconteceu também por volta das 11h no bairro Campo do Santa Cruz. Os criminosos abordaram o ônibus escolar e mandaram o motorista descer. Em seguida, atearam fogo no veículo.

Veja como ocorreram os ataques:

  1. 19 cidades tiveram ataques a tiros e incêndios em prédios públicos, comércios e veículos na madrugada e fim na manhã;
  2. As ações foram executadas por um grupo criminoso que atua no estado, segundo a Secretaria de Segurança Pública;
  3. 16 pessoas foram presas até 17h desta terça-feira (14);
  4. A polícia apreendeu oito artefatos explosivos, cinco arma de fogo, quatro motos, dinheiro, drogas e galões de gasolina;
  5. O funcionário de uma empresa de ônibus ficou ferido após disparos contra a garagem onde estava. Um motorista foi baleado;
  6. As prefeituras de Mossoró e de Natal suspenderam o transporte público; as aulas também foram suspensas em escolas, na Universidade Federal (UFRN), na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e na Universidade Estadual do RN (Uern);
  7. A governadora do RN, Fátima Bezerra, repudiou os ataques e disse que os criminosos serão punidos.
  8. Estacionado ao lado do ônibus, estava um carro de passeio. Os criminosos chegaram a perguntar às pessoas da rua a quem pertencia o veículo e também colocaram fogo nele. O ônibus e o carro ficaram destruídos. Ninguém ficou ferido na ação.
  9. Em Natal, um ônibus do transporte público foi queimado por criminosos na Rua João XXIII, a principal de acesso ao bairro de Mãe Luiza, na Zona Leste da cidade. A ação aconteceu durante o dia desta terça-feira.
  10. O secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, disse que monitora os ataques e avalia a possibilidade de envio de forças federais ao estado.
  11. Por causa dos ataques, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) suspendeu as aulas em cinco cidades. Em Mossoró, o transporte público e as aulas estão suspensas.

Ataques

As ocorrências começaram na madrugada desta terça-feira (14). Dezenove cidades do estado registraram tiros e incêndios em prédios públicos, comércios e veículos. Cinco pessoas foram presas e uma pessoa morreu em confronto com a polícia.

Entre os alvos estão um fórum de Justiça, duas bases da PM e uma prefeitura e um banco. Também foram atingidos uma loja de motos e carros que estavam estacionados nas ruas e em garagens públicas.

Na madrugada, o Fórum de Justiça de Parnamirim, na Grande Natal, foi alvo de dezenas de tiros de arma de fogo. Na cidade, ao menos dois carros da secretaria de obras e um ônibus foram incendiados.

O fogo no ônibus atingiu a rede de energia elétrica e provocou a interrupção no fornecimento de energia para 107 casas no bairro Emaús, segundo a companhia que administra o serviço.

Em Natal, houve ataques a duas bases da Polícia Militar na Zona Oeste da cidade. Criminosos atiraram contra os prédios e tentaram atear fogo.

Na segunda maior cidade do estado, Mossoró, no Oeste potiguar, houve ocorrência em um prédio onde a prefeitura abastece os veículos do município. Também houve ataques a dois caminhões da prefeitura, no bairro Parque das Rosas, e a um caminhão de lixo, no bairro Redenção.

Fonte: G1

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo