Governo do Paraná promete zerar desmatamento ilegal em quatro anos

Secretário de Desenvolvimento Sustentável disse que haverá concurso público para reforçar a pasta e o IAT. Estado é o que mais desmata Mata Atlântica no Sul, mostra levantamento.

897

Publicada 03 de Fevereiro, 2023 às 10:03

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<
Foto: Reprodução/RPC

O Governo do Paraná promete zerar o desmatamento ilegal nos próximos quatro anos. O compromisso foi assumido pelo secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge.

"Esse é o objetivo: desmatamento ilegal zero. A cada ano vai ter uma redução, isso vai ser de forma gradativa, não conseguimos estancar isso de um momento pro outro", disse em entrevista à RPC.

De acordo com o secretário, o estado deve realizar concurso público para contratar mais pessoas para a pasta e para o Instituto Água e Terra (IAT).

O secretário disse ainda que foi contratado junto a organismos internacionais financiamento para modernizar o sistema de fiscalização.

"Para que eu possa ter uma fiscalização eletrônica em que eu consigo, através de satélite, olhar a área desmatada e já emitir de forma automática o auto de infração."

Mata Atlântica 'comida pelas bordas'
 
Um levantamento feito de janeiro a outubro de 2022 pelo sistema de alertas da SOS Mata Atlântica e do MapBiomas revela que o Paraná foi o estado da região Sul que mais derrubou a floresta atlântica.
A área derrubada no estado equivale a quase 20 vezes o parque Barigui, em Curitiba:

Paraná: 2.954 hectares desmatados;

Santa Catarina: 1.714 hectares desmatados;

Rio Grande do Sul: 1.177 hectares desmatados.

Os dados também apontam que, de julho a outubro de 2022, a quantidade de mata derrubada aumentou 83% no estado.

Em todo o Brasil, 48 mil hectares de Mata Atlântica foram derrubados nos dez primeiros meses do ano passado. No ranking nacional de desmatamento, o Paraná aparece em quarto lugar, atrás da Bahia, de Minas Gerais do Piauí.

Os flagrantes de desmatamento registrados pelo levantamento foram feitos por um satélite que tem a capacidade de enxergar áreas menores, de até de um hectare.

No Paraná, 76% dos alertas de desmatamento são de pequenas áreas. Entre as cidades que mais cortaram a floresta no estado estão:

1. Bocaiúva do Sul: 138 hectares;

2. Nova Laranjeiras: 135 hectares,

3. Prudentópolis: 110 hectares,

4. Pinhão: 91 hectares;

5. Ortigueira: 81 hectares.

O diretor executivo da SOS Mata Atlântica, Luís Fernando Guedes Pinto, explica que a "marca" do Paraná são os pequenos desmatamentos para expansão da agropecuária.

"O satélite nos revela que a floresta está sendo comida pelas bordas, um padrão de tentar enganar a fiscalização e o satélite, cortando pequenas áreas. São muitas áreas desmatadas e isso tem um efeito enorme para a degradação da Mata Atlântica."

O diretor vê no fim do desmatamento ilegal uma questão de sobrevivência.

"É uma obrigação a gente chegar ao desmatamento zero, isso é uma obrigação moral e é uma necessidade para o futuro das próximas gerações, para o o futuro da população brasileira, para a gente ter o mínimo pra gente sobreviver."

Fonte: G1

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo