Saúde Mental: Qual a relação das sequelas da COVID com sua saúde mental?

No nosso terceiro episódio sobre saúde mental, iremos abordar o que é a síndrome pós COVID.

1.727

Publicada 05 de Agosto, 2022 às 10:50

Compartilhar:

Muitas pessoas que passaram pela infecção da COVID-19 têm relatado que tem se sentido mais cansadas, tendo dificuldades para pensar, concentrar, memorizar além de sintomas adversos.

A psicóloga Camila Clavisso, explica que essas sequelas da COVID podem perdurar por até dez anos, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria. O vírus tem a capacidade agir no sistema nervoso central, desencadeando com maior ênfase o sentimento de medo, ansiedade por fim a depressão.

E juntamente com isso, o isolamento social ajudou as pessoas a se isolar e não ter contato com as pessoas, deixando-as em uma zona de conforto que pode ser difícil para ressocializar novamente.

Há também casos em que a pessoa perdeu algum ente querido, crises financeiras ou preocupações excessivas, gerando mais tristeza e episódios de ansiedade e depressão.

Como se recuperar?

O ideal é retomar as atividades aos poucos e, de preferência, com acompanhamento. Se sentir cansado faz parte da recuperação da Covid-19.

O acompanhamento psicológico também é de extrema importância em qualquer um desses sinais que perduram e fazem a qualidade de vida cair.

Como os sintomas podem ser comuns a várias condições clinicas diferentes que exigem tratamento específico, é fundamental estabelecer o diagnóstico diferencial com TOC, síndrome do pânico ou fobia social, por exemplo.

Entenda mais sobre o assunto no vídeo.

Para asssitir outros espisódios: 1 e 2

Conheça o trabalho da psicóloga Camila Campos Clavisso, através das redes sociais:@psicocamila.clavisso

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira