Censo 2022 começa nesta segunda (1º) com mais de 11 mil profissionais no Paraná; veja como vai funcionar

Coleta ocorre até outubro em todos os municípios do país; no Paraná, 3,9 milhões de domicílios devem ser visitados. IBGE reforça orientações para identificar recenseador.

509

Publicada 1º de Agosto, 2022 às 08:54

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A coleta de informações do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa a partir desta segunda-feira (1º) com mais de 11 mil profissionais no Paraná, entre agentes censitários e recenseadores.

Saiba, abaixo, como identificar um recenseador.

Espalhados por todos os municípios paranaenses, o levantamento deve passar por 3,9 milhões de domicílios no estado e cobrir uma área aproximada de 200 quilômetros quadrados.

Os questionários poderão ser respondidos no formato físico, diretamente ao recenseador, por telefone ou por internet. Nos dois últimos casos, o primeiro contato também será presencial.

As coletas de campo serão feitas até outubro, conforme cronograma. O IBGE estima que os primeiros resultados, inclusive com dados populacionais, devem ser divulgados em dezembro.

Segundo o IBGE, as visitas poderão ser feitas em horários noturnos, durante feriados e fins de semana.

Planejado para ser realizado a cada 10 anos, o Censo ocorre em 2022 após ser cancelado em 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus e suspenso no ano seguinte por não ter verba direcionada pelo Governo Federal para a realização.

Veja como identificar um trabalhador do Censo
 
Para evitar dores de cabeça, o IBGE divulgou orientações sobre como moradores podem identificar um recenseador no momento da abordagem. Conforme o órgão, devem ser observados os seguintes itens:

-Uniforme do recenseador, usando colete e boné com logotipo do Censo;

-Porte do dispositivo móvel de coleta (DMC);

-Crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto.

Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador.

Em caso de dúvidas, moradores também podem verificar a identidade do recenseador na internet (clique aqui para acessar a plataforma) ou pelo telefone 0800 721 8181. Nestes casos, será preciso fornecer nome, matrícula e/ou CPF do agente do IBGE.

Qual a importância do Censo?

Com um panorama tão completo, a pesquisa ajuda na construção das políticas do país.

Além da contagem populacional, a pesquisa traz dados sobre condições de vida, emprego, renda, acesso a saneamento, saúde e escolaridade, entre outros.

Essas informações são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados.

Entre as políticas públicas afetadas pelo Censo, é possível citar:

Calibragem da democracia representativa, através da contagem populacional (definição do número de deputados federais e estaduais e de vereadores);

Determinação dos públicos-alvo de políticas públicas federais, estaduais e municipais;

Detalhamento da população em risco para campanhas de vacinação;

Ajustes nas políticas para superação e recuperação pós-pandemia;

Distribuição das transferências da União para estados e municípios, com impacto significativo nos orçamentos públicos (segundo o IBGE, em 2019, 65% do montante total transferido da União para estados e municípios consideraram dados de população);

Identificação de áreas de investimento prioritário em saúde, educação, habitação, transportes, energia, programas de assistência a crianças, jovens e idosos. 

Fonte: G1

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

Jóia Ótica e Relojoaria

(45) 3264-3002

(45) 99980-2330

Av. Brasilia, 1213

Disk Gás Veloso

(45) 3264-1041

(45) 99860-3940

Medianeira

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo