Órgãos de Fiscalização tem recebido diversas denúncias de incêndios ambientais em Missal

1.026

Publicada 21 de Julho, 2022 às 17:14

Compartilhar:

Os órgãos de fiscalização do município de Missal têm recebido diversas denúncias sobre queimadas ilegais e incêndios ambientais. Vale lembrar que qualquer tipo de queimada configura crime ambiental passível de multa e detenção.

O Departamento de Meio Ambiente de Missal e a Defesa Civil local tem atuado intensamente no combate de focos de incêndios ambientais. Inclusive, em dias de tempo seco, aliado a incidência de fortes ventos, característica desta época do ano, são considerados fatores de maior risco de incêndios com grandes proporções.

Constantemente Departamento de Meio Ambiente de Missal recebe denúncias de focos de incêndio, pequenas queimadas provocadas em pátio de algumas residências e até em pequenas propriedades Rurais (sítios). Esse tipo de queimada é crime, conforme prevê a Lei Federal nº 9.605/1998, artigo 41. São pelo menos 10 denúncias por semana de focos de incêndio.

Alerta

A Administração Municipal de Missal alerta toda a população para que tomem os cuidados necessários para evitar queimadas. Com a baixa umidade do ar, qualquer foco de incêndio, por menor que seja, pode causar um grande estrago, tendo em vista que neste período venta muito e as chamas podem se espalhar, dificultando ainda mais o controle.

O alerta segue à toda população da cidade, bairros e interior, que evitem queimar folhas, entulhos, lixo, pastos ou qualquer outro objeto em terrenos e quintais. Como citado, essas queimadas são consideradas crime ambiental, e quem for flagrado, além de multa pode responder criminalmente.

Evite transtornos para você, para seus familiares e para seus vizinhos! Uma pequena chama, aliado ao tempo seco e aos ventos, pode causar uma tragédia. Além de poluir o ar e causar uma série de doenças, as queimadas causam danos ao meio ambiente.

Em caso de dúvidas, e/ou informações sobre o assunto, basta entrar em contato com os Bombeiros em Medianeira, (45) 3264-2998, ou mesmo na secretaria de Obras, Urbanismo e Transporte, pelo fone (45)3244-8030. Para denúncias entre em contato no Departamento de Meio Ambiente pelo fone (45)3244-8060 ou no plantão da fiscalização (45)99121-8282 ou ainda pelo whats (45)9 9104-4717.

Campanhas Estaduais

Órgãos e entidades do Estado e do setor privado lançaram na terça-feira, 19 de julho, uma campanha de prevenção e combate aos incêndios florestais. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Paraná, 9 em cada 10 incêndios são provocados por irresponsabilidade humana.
Atear fogo para limpar a vegetação, jogar lixo na beira de rodovias, acender fogueiras perto das árvores e fumar próximo a plantações são algumas das ações que podem dar início aos incêndios e trazer consequências graves.

Quem provoca um incêndio florestal, mesmo sem intenção, está cometendo um crime e pode ser penalizado com reclusão de dois a quatro anos e multa que varia entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões, dependendo do número de hectares afetados pelo fogo e dos danos causados à fauna e à flora.

Outra prática bastante preocupante, especialmente nesta época do ano, é a queima de lixo. A ação é proibida e configura crime, já que podem causar incêndios. Nesses casos, a pena pode chegar a quatro anos de prisão, além de multa.

Saiba mais aqui: www.paranacontraincendioflorestal.com.

O QUE FAZER

Ao avistar um foco de incêndio a orientação é de nunca tentar combater o fogo sozinho. Realizar este processo sem o treinamento adequado pode colocar a pessoa em perigo. A orientação é procurar um local seguro, avisar os vizinhos e acionar o Corpo de Bombeiros através do número 193.

Obs: As imagens são no município de Missal

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal