Saúde Mental: Quais os principais sintomas do transtorno de ansiedade?

No nosso segundo episódio sobre saúde mental iremos abordar os principais sintomas do transtorno de ansiedade.

2.441

Publicada 21 de Julho, 2022 às 09:45

Compartilhar:

Todos nós já passamos pela ansiedade em algum momento da nossa vida, seja para conhecer alguém, fazer uma entrevista de emprego, ou realizando alguma tarefa nova pela primeira vez.

Essa é uma ansiedade comum, que nós vivenciamos ocasionalmente. Mas e quando essa ansiedade perdura e te acompanha todos os dias? Quais são os principais sintomas dela?

Nesse episódio, a psicóloga Camila Campos Clavisso, irá esclarecer uma das dúvidas mais frequentes, que são os sinais da ansiedade (TAG).

É importante ressaltar que o transtorno, pode acometer qualquer pessoa, independentemente de idade, gênero, classe ou religião. Como os sintomas podem ser parecidos com de doenças análogas, é notável ficar atento a algumas reações.

Sintomas físicos e sintomas mentais e cognitivos

Um dos indicativos mais comuns são pacientes que chegam na emergência relatando um ataque cardíaco, que está diretamente ligado a preocupações intensas, persistentes ou medos irracionais. Assim desencadeia uma frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço.

Além desses sintomas, outros podem ser ainda mais incômodos, como náuseas, dificuldade de concentração, irritabilidade e dores de cabeça.

Diagnóstico

O diagnóstico do TAG leva em conta a história de vida do paciente, a avaliação clínica criteriosa e, quando necessário, a realização de alguns exames complementares.

Como os sintomas podem ser comuns a várias condições clinicas diferentes que exigem tratamento específico, é fundamental estabelecer o diagnóstico diferencial com TOC, síndrome do pânico ou fobia social, por exemplo.

Entenda mais sobre o assunto no vídeo.

Para asssitir ao primeiro episódio clique aqui

Conheça o trabalho da psicóloga Camila Campos Clavisso, através das redes sociais:@psicocamila.clavisso

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira