OncoMedi: Atividade Física e Câncer: qual a importância da prática de exercícios físicos para a prevenção?

Exercícios aeróbicos nos ajudam a afastar o problema e a aumentam a eficácia dos tratamentos, mas prescrição e acompanhamento de profissionais capacitados são sempre muito importantes.

1.508

Publicada 13 de Julho, 2022 às 10:30

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A essa altura todos nós já sabemos, que as atividades físicas são essenciais para um bom funcionamento do corpo e mente. Uma boa dose de exercícios é capaz de promover bem-estar e evitar doenças.

O que poucos sabem é que exercícios físicos comprovadamente reduzem a chance de desenvolvermos cânceres!

Diversos estudos apontam sobre a relação da prática de exercícios com a diminuição do risco de desenvolver doenças malignas e também no risco de mortalidade pela patologia.

Os profissionais da saúde recomendam praticar ao menos 150 minutos semanais de atividade física de intensidade moderada, ou ao menos 75 minutos semanais.

Todos os movimentos contam positivamente, mesmo que não se atinja o tempo e intensidade indicados não sejam alcançados.

Em sobreviventes do câncer de cólon, reto e mama, a atividade física de intensidade moderada a vigorosa realizada após o diagnóstico reduz o risco de mortalidade geral e específica por câncer.

A prática de atividade física para sobreviventes do câncer é tolerável e segura, inclusive quando praticada durante o tratamento oncológico (quimioterapia, radioterapia, terapia hormonal, entre outros).

Além de evitar essa doença, a prática de exercícios traz inúmeros outros benefícios para o corpo e mente, como a regulação da liberação de hormônios que, em excesso, podem causar tumores. Ainda, obtém-se melhora no trânsito intestinal, resistência muscular, dentre outros.

Outro aspecto muito importante, segundo o Doutor Fernando Luiz Motter, é uma dúvida frequente entre os pacientes sob terapias oncológicas: "Quem se encontra em tratamento de câncer pode realizar atividades físicas?"

A resposta é: Sim! Atividades físicas aumentam o efeito antitumoral dos tratamentos e são muito bem-vindas! Principalmente as atividades aeróbicas, que fazem nosso sistema circulatório e respiratório trabalharem mais e, dessa forma, promovem uma otimização da oxigenação dos tecidos. Claro que há aqui uma ressalva: devemos respeitar os limites e tempos impostos pelo médico cirurgião no caso de algum procedimento cirúrgico, para a realização de atividades que requeiram esforço físico.

Com esses e outros cuidados, é possível adotar ou continuar a prática de exercício físico durante todo o tratamento, colhendo desse hábito significativos e desejados aumentos de chance vitória contra a doença maligna.

Confira mais sobre o assunto no vídeo.

Com uma equipe multidisciplinar e especializada no combate ao Câncer, a OncoMedi une tecnologia e ciência a favor da prevenção, diagnóstico e tratamento humanizado e modernizado.

Tudo isso com acolhimento, rapidez, proximidade, e facilidade para o paciente e sua família em todo o processo de cura.

Endereço: Avenida Brasil, 2667 - Sala 15 - Centro 

Telefone: (45) 3240-2671 / WhatsApp: (45) 3189-0363

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira