Foz do Iguaçu sanciona lei para distribuição gratuita de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Distribuição é feita desde abril. Mulher com idade entre 12 a 42 anos podem ser beneficiadas na cidade. Veja critérios.

1.027

Publicada 06 de Julho, 2022 às 09:32

Compartilhar:

Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, sancionou uma lei que garante distribuição gratuita de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A distribuição é feita desde abril, mas a lei foi sancionada no dia 30 de junho. Mulheres com idade entre 12 a 42 anos podem ser beneficiadas na cidade, de acordo com a gerente da linha de cuidados da saúde da mulher, Lara Camila de Oliveira.

"Para receber, ela precisa estar cadastrada no auxilio brasil, ter entre 12 e 42 anos de idade, comparecer a unidade de saúde de referência par atendimento com médico ou enfermeira, onde vai ser abordada a educação sexual, higiene intima, planejamento familiar e desta forma é prescrito o absorvente par ser retirado na farmácia," explica ela.

Conforme Lara, a prescrição é de até seis meses e dá direito a um pacote com 16 unidades de absorvente por mês para cada mulher cadastrada.

Ela explica que a lei é de extrema importância e que além de garantir o produto de necessidade básica as mulheres, ainda permite um serviço mais eficaz de orientação relacionada à educação ambiental.

"Foi identificado que essas mulheres faltavam muito na escola, [...] precariedade nas informações que ela tinham e nós como saúde, resolvemos unir o útil ao agradável, como se diz. A gente tem o absorvente, e em contrapartida a gente consegue fazer a educação sexual com essas meninas, que muitas vezes a gente não conseguia atingir por essa dificuldade delas comparecerem a uma unidade de saúde".

Confira a lista com outros municípios do Paraná com leis aprovadas sobre o tema:

Quatro Barras

Piraquara

Turvo

Guarapuava

Campo Mourão

Cornélio Procópio

Candói

Quedas do Iguaçu

Pinhão

Foz do Jordão

Apucarana

Boa Ventura de São Roque

Londrina

Maringá

Paiçandu

Paraíso do Norte

Fonte: G1

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Regionais